TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O nome dos ossos articulares

Trabalho acadêmico: O nome dos ossos articulares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Saude Coletiva

Saude Coletiva

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: waldete 18 setembro 2013

Palavras: 1566 | Páginas: 7

ARTROLOGIA

ARTROLOGIA: MEMBROS SUPERIORES

Nome da articulação Ossos que compõem Classificação da articulação Movimentos Osteocinemáticos

Permitidos

Articulações do Membro superior: articulação do ombro, do cotovelo, rádio-ulnar distal, do carpo, carpometacárpicas, intermetacárpicas, metacarpofalângicas, interfalângicas da mão.

Ombro as articulações são:

• a articulação glenoumeral, que consiste no encaixe da “cabeça” do úmero na cavidade glenóide da omoplata;

• a articulação acromioclavicular, que liga a clavícula à apófise acromial da escápula;

• a articulação esternoclavicular, entre a clavícula e o esterno; e

• as ligações da escápula com os músculos da coluna torácica e cervical

- Articulação do ombro é umeral.

- Articulação acromioclavicular: Une a clavícula com o acrômio, situado na extremidade da espinha da escápula. Adapta as faces articulares correspondentes e vê-se reforçada por uma cápsula articular e vários ligamentos.

Muito complexa porque é dotada de grande mobilidade: elevação anterior, elevação lateral e rotação. É constituída por duas articulações distintas: acromioclavicular e escapulo.

- Articulação escápulo-umeral

Une o úmero com a escápula. É a articulação do corpo humano dotada de maior movimento. As superfícies articulares são a cabeça do úmero, esférica e recoberta por cartilagem hialina, e a cavidade glenoidal da escápula, que é aumentada pelo lábio glenoidal. Os reforços articulares são a cápsula articular e os ligamentos intrínsecos. Também existem os ligamentos extrínsecos.

O músculo bíceps se insere na borda superior da cavidade glenoidal da escápula e passa por dentro da cápsula articular. A membrana sinovial, que recobre interiormente a cápsula articular, emite dois prolongamentos que formam a bolsa infra-escapular e uma bainha para o tendão do bíeps.

lábio glenoidal, Ligamentos glenoumerais, Ligamento coracoumeral

As que além de flexão, extensão, abdução e adução, permitem também a rotação, são ditas triaxiais, cujos exemplos típicos são as articulações do ombro e do quadril.

- triaxial se eles forem realizados em torno de três eixos (3 graus de liberdade).

Cotovelo Articulação entre o braço e o antebraço, na extremidade superior dos primatas (ou membro anterior dos restantes vertebrados tetrápodes.

Une o braço com o antebraço. Existe uma cápsula articular comum que recobre as três articulações que compõem, e vários ligamentos que a reforçam.

Articulação úmero-ulnar: É uma diartrose de tipo gínglino. Permite os movimentos de flexão-extensão. Suas superfícies articulares são a tróclea do úmero e a fossa coronóide, por parte do úmero, e a incisura troclear e o olecrano, por parte da ulna.

Articulação úmero-radial: É do tipo enartrose (esferóide). Adapta o côndilo umeral,esférico, a uma fosseta côncava do rádio.

Articulação rádio-ulnar proximal: É do tipo trocóide, as superfícies de cilindro na porção superior do rádio, que se introduz na pequena cavidade sigmóidea do cúbito. É reforçada pelo ligamento colateral da coluna. Permite os movimentos de rotação(pronosupinação) do antebraço, durante os quais ambos os ossos se cruzam formando um X.

Ou seja, articulação úmero-ulnar, Articulação úmero-radial, Articulação rádio-ulnar proximal, Ligamento colateral da ulna, Ligamento colateral do rádio, Ligamento Anular do rádio, Ligamento quadrado, membrana interóssea do antebraço, Corda oblíqua. Articulação que só permitem a flexão e extensão – monoaxiais.

(Quando uma articulação realiza movimentos apenas em torno de um eixo, diz-se que é monoaxial ou que possui um só grau de liberdade).

Punho O punho ou carpo é o conjunto de ossículos proximais da mão e sua articulação com os ossos do antebraço, rádio e ulna. Articulação rádio-ulnar distal: É também do tipo trocóide. As superfícies articulares são duas faces articulares: côncava, a do rádio, e convexa, a do cúbito.

Existe cápsula articular e disco articular triangular. Permite a prono-supinação da mão, ao girar o rádio em volta do cúbito que se mantém fixo.

Articulação dos ossos do carpo entre si: Existe um grande número de pequenas articulações, que unem entre si os doze ossos que constituem o carpo. Apresentam muitos ligamentos de reforço, devido a grande mobilidade da mão no seu conjunto: ligamentos interósseos, ligamentos palmares e ligamentos dorsais. Juntamente com os movimentos do punho, estas articulações permitem realizar a flexão, extensão, adução e abdução da mão.

Articulações carpometacárpicas: São articulações por encaixe recíproco, que unem os cinco metacárpicos com os ossos da segunda fila do carpo. A do polegar é a que apresenta a maior mobilidade: flexão, extensão, adução, abdução e circundação. São aquelas que realizam extensão, flexão, adução e abdução, como a rádio-cárpica (art. do punho), são biaxiais.

- biaxial a que os realiza em torno de dois eixos (2 graus de liberdade).

Dedos Os dedos, em número de cinco, distinguem-se, indo de fora para dentro, em I ou polegar, II ou indicador, III ou médio, IV ou anular e V ou mínimo.

Os dedos são constituídos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com