TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é uma célula e quais são os dois principais tipos de células?

Ensaio: O que é uma célula e quais são os dois principais tipos de células?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Ensaio  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE.

1) O que é célula e quais são os dois tipos celulares básicos? Caracterize cada uma delas.

R: É a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos. É a menor porção do organismo vivo.

Procarióticos: não tem membrana nuclear ou carioteca,o material genético fica disperso no citoplasma.

Eucarióticos: tem membrana nuclear ou carioteca,o material genético não fica disperso.

2) Quais são os principais componentes químicos (biomoléculas) que compõem a célula eucariótica animal e quais as funções de cada uma?

R: Água - dissolve e transporta materiais na célula; participa de inúmeras reações bioquímicas.

Carboidratos - Que tem a função de fornecer energia através das oxidações e participação em algumas estruturas celulares.

Lipídios - Tem participação celular e fornecimento de energia através de oxidação.

Proteínas - Sua função é na participação da estrutura celular, na defesa (anticorpos), no transporte de íons e moléculas e na catalisação de reações químicas.

Ácidos Nucleicos - Compostos constituídos por cadeias de nucleotídeos; cada nucleotídeo é formado por uma base nitrogenada (adenina, guanina, citosina, timina e uracila), um açúcar (ribose e desoxirribose) e um ácido fosfórico.

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

R: Ela e composta por moléculas de lipídios, os fosfolipídios e de proteínas.Transporte passivo e o Transporte ativo.

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

R: Estruturalmente, o mitocôndrio apresenta um sistema duplo de membranas, sendo uma membrana externa e uma interna, formando dois compartimentos: a matriz mitocondrial e o espaço intermembranoso. Sua principal função é respiração celular e produção de energia.

5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

R: É formado por células justapostas, ou seja, intimamente aderidas umas às outras, com pouco material extracelular entre elas. Existem dois tipos de epitélios: o epitélio de revestimento, que, como o próprio nome diz, reveste as superfícies externas e as cavidades corporais, como pele, cavidade bucal, tubo digestório etc.; e os epitélios glandulares, formados por células com capacidade de secreção, como, por exemplo, glândulas salivares e as glândulas sudoríparas. Existe,ainda, um tipo especial de epitélio chamado neuroepitélio, com a capacidade de captar estímulos externos como luz, odor e gosto.

6) Como o tecido conjuntivo pode ser classificado e quais são as suas funções?

R: Tecido conjuntivo propriamente dito: Possui como funções a manutenção da forma do corpo, a ligação dos demais tecidos que formam os órgãos e preenchimento.

Tecido cartilaginoso: Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos.

Tecido ósseo: Proteção de órgãos vitais como encéfalo, medula espinhal e órgãos torácicos (coração e pulmão). Proteção da medula óssea (produtora de células sanguíneas). Fonte de cálcio e fosfato. Suporte aos tecidos moles (músculos e ligamentos), constituindo alavancas que ampliam as forças de contrações musculares.

Tecido com propriedades especiais: São tecidos conjuntivos de propriedades especiais: adiposo, elástico, hematopoiético e tecido mucoso. Armazenar triglicerídeos como fonte de energia é função do tecido adiposo. O tecido elástico confere a elasticidade e flexibilidade. O tecido hematopoiético consiste em um aglomerado de células-tronco pluripotentes que originam as células sanguíneas.O tecido mucoso tem por sua função a rigidez.

7) Quais são os tipos de cartilagens encontradas?

R: Cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a cartilagem fibrosa.

8) Quais são as células componentes do tecido ósseo, suas funções e sua importância durante o processo de reparo ósseo após fraturas?

R: Células osteogênicas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com