TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBRAS DE ROMERO BRITTO

Artigo: OBRAS DE ROMERO BRITTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  2.333 Palavras (10 Páginas)  •  1.445 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DAS CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Elizangela Alves Fraga dos Santos

Jozelda Cordeiro dos Reis Santos

Rosilene de Oliveira Mattos Moro

RESUMO

Este artigo trata diversas formas de ensinar e aprender ao pesquisar métodos que viabilizam aprendizagem das crianças no uso das cores primárias e secundárias na educação infantil, por meio das obras do artista Romero Britto. Busca-se ampliar a prática do educador, a fim de aprimorar o cognitivo das crianças e conceituar cores. Em virtude, de pertinentes discussões resulta-se em pesquisas bibliográficas de textos do referido ao artista. Ao despertar o aluno para a criação artística, o educador passa a ser um mero motivador ensinando a criança a observar e valorizar tudo que os cercam.

PALAVRAS – CHAVES – Criança. Cores. Arte. Educador.

INTRODUÇÃO

A arte esta presente no cotidiano das crianças, nela esta contida as diversas cores como elementos decorativos e muito apreciado no meio infantil e de fundamental importância, pois o colorido chama a atenção, desperta sensações e influencia as pessoas, negativa ou positivamente. O artista plástico brasileiro Romero Brito, nascido em Recife em 6 de outubro de 1963. Consagrado no mundo inteiro por seu estilo alegre e colorido. Por apresentar uma arte diferente da clássica e tradicional é considerado um artista pop, pois desde a sua infância demonstrava o gosto, talento e interesse pelas artes, para retratar sua infância utilizava as cores primarias e em consequência as suas obras, já abusava das cores secundarias que proporcionava um conjunto de aspectos alegres do seu cotidiano empregando em papelão, jornais, metálico, nas telas, com efeitos de harmonia, otimismo e amor.

Romero Britto, (1995) procurava reverter sua realidade com a Arte através da criatividade com as cores e a educação.

“[...] na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida... Criar era um refúgio: eu pintava um mundo colorido, diferente do meu.”

O artista retrata um mundo onde a felicidade e a serenidade impera: Há casais dançando, gatinhos sorrindo, peixes voadores saltando à tona, flores desabrochando e amantes se beijando. Para atingir emoções tão delicadas, criou sua própria linguagem pictórica. Com cores brilhantes formas harmoniosas e desenhos agradáveis, sua arte precisa ser absorvida em termos próprios.

O otimismo do artista não representa somente o contraste com a sua própria educação, mas uma resposta á história da arte ocidental. Segundo Oscar D Ambrósio “a arte de Romero Britto é um descanso para os olhos e um sopro de vida para o coração”.

Em análise as obras do artista observamos que as crianças estão cada vez mais curiosas e participativas, são capazes de aprenderem brincando e demonstrarem altas habilidades através das cores.

Partindo destes pressupostos, nota-se a necessidade desenvolver estudos pertinentes sobre a importância das cores primárias e secundárias na educação infantil. No entanto, este artigo pretende ressaltar reflexões sobre as dificuldades que educadores enfrentam ao inserir as cores primárias e secundárias na educação infantil. Em virtude disso, percebe-se então, a importância de trabalhar com as obras do artista Romero Britto para chegar aos objetivos propostos, fundamentando-se na pratica pedagógica e no cotidiano escolar das crianças de 02 a 03 anos de idade. Nesta pesquisa busca-se em conhecer, quais métodos que pode ser utilizado pelo docente ao inserir a assimilação das cores primárias e secundárias na educação infantil ?

Desta forma, usaremos a obra do artista Romero Britto que norteará o trabalho do professor em sala de aula, com objetivo de aprimorar o cognitivo das crianças ao desenvolver conteúdos assimilativos na variação de cores e na conceituação de cores primárias e secundárias, uma vez que, ressalta-se em mostrar que todo o desafio deve ser superado em benefício do aprendizado das crianças.

Neste sentido, introduzi-se então, como o objetivo especifico:

• Trabalhar a biografia do artista;

• Comparar a realidade social de nossos dias com a da infância de Romero Britto e perceber que há possibilidade de alterar este quadro;

• Identificar a intencionalidade do artista ao relacionar o nome dado e a própria produção artística;

• Perceber a Arte tanto como expressão através das pinturas;

• valorizar as obras trabalhadas e perceber que são importantes na convivência dos alunos;

• aperfeiçoar a coordenação motora fina por meio das produções deste projeto;

• apreciar e reler as obras do artista,

• desenvolver técnicas de pinturas que habilitem aos alunos a manusear as cores primárias e secundarias,

• viabilizar forma lúdica dos alunos a compreenderem, definir cores, identificar, nomear e valorizar todo o contexto no uso das mesmas, dando ênfase a aprendizagem, a fim de estimular altas habilidades nas crianças no que tange o uso das cores, gerar autonomia, e desenvolver a integração entre os mesmos num ambiente educacional.

Nessa mesma perspectiva, justifica-se que, a importância proporcionar aos alunos a visualização e exploração do universo das cores, utilizando diversas formas de ensinar e aprender, a fim de dar possibilidades a criança a identificar e manusear, assimilando e conceituando na variação das cores. Entretanto, as cores fazem parte do nosso cotidiano, uma vez que, as crianças na educação infantil são atraídas pelas cores primárias e secundárias.

A professora Ana Mãe Barbosa (2003, p. 18) ressalta que;

A Arte na Educação, como expresso pessoal e como cultura È um importante instrumento para a identificação o cultural e o desenvolvimento individual. Por meio da Arte é possível desenvolver a percepção, e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade critica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com