TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OFICINA DO AVA

Monografias: OFICINA DO AVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  2.495 Visualizações

Página 1 de 6

omingo, 14 setembro 2014, 22:37

Completado em terça, 16 setembro 2014, 22:33

Tempo empregado 1 dia 23 horas

Nota 10 de um máximo de 10(100%)

Question 1

Notas: 1

As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhões acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são seqüestradas pelas formações vegetais.

Assim, entre as ações que contribuem para a redução do CO2 da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de matas degradadas.

O papel da vegetação, no seqüestro de carbono da atmosfera, é

Escolher uma resposta.

a. diminuir a respiração celular dos vegetais devido à grande disponibilidade de O2 nas florestas tropicais.

b. fixar o CO2 da atmosfera por meio de bactérias decompositoras do solo e absorver o carbono livre por meio das raízes das plantas.

c. converter o CO2 da atmosfera em matéria orgânica, utilizando a energia da luz solar. Correto

d. reter o CO2 da atmosfera na forma de compostos inorgânicos, a partir de reações de oxidação em condições anaeróbicas.

e. transferir o CO2 atmosférico para as moléculas de ATP, fonte de energia para o metabolismo vegetal.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois a planta, que realiza fotossíntese, capta CO2 atmosférico diminuindo processo do efeito estufa.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Os esquemas abaixo representem dois processos metabólicos energéticos. Assinale a alternativa incorreta.

Escolher uma resposta.

a. No processo B, após a ocorrência da reação, observamos a produção de substâncias com pouco valor energético, tais substâncias podem ser o gás carbônico e a água.

b. A glicose produzida a partir do processo A será degradada no processo B.

c. O processo energético indicado pela letra B pode ser fermentação ou respiração celular.

d. O processo energético A é realizado pelas plantas.

e. A reação A é exotérmica. Correto

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois o esquema A representa a fotossíntese, pois a partir de gás carbônico e água, produz glicose, portanto endotérmica.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Nas zonas urbanas das grandes cidades, cada habitante produz cerca de 1kg de lixo diariamente. A maior parte desse material acaba sendo depositada em lixões ou aterros sanitários. Sobre esses dois métodos de destinação do lixo, pode-se dizer que

Escolher uma resposta.

a. os lixões mantêm o lixo exposto a céu aberto, atraindo animais e provocando mau cheiro. Quando cobertos com lona ou mantidos sob galpão, são denominados aterros sanitários.

b. os aterros, assim como os lixões, produzem gás metano e chorume, mas nos aterros há controle sobre a produção e drenagem desses produtos, de modo a não contaminar o solo e a atmosfera. Correto

c. lixões e aterros apresentam o inconveniente de inviabilizar a coleta seletiva do lixo e a reciclagem de material.

d. os aterros apresentam a vantagem de minimizar o risco de transmissão de doenças, mas são desvantajosos porque não impedem a contaminação do solo e das águas subterrâneas.

e. os lixões são mais indicados que os aterros apenas quando localizados fora do perímetro urbano e quando houver controle sobre o acesso de pessoas.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois o aterro se construído de maneira adequada, pode impedir que haja poluição do ambiente.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Nos acidentes com derramamento de petróleo em grandes extensões no mar, alguns dos principais impactos negativos estão relacionados à formação de uma camada de óleo sobre a área atingida. Sobre tais acidentes, pode-se dizer que

Escolher uma resposta.

a. a camada de óleo atinge diretamente os peixes das regiões profundas, que é a principal fonte de produção primária para o ambiente marinho e configura-se como a base da cadeia trófica oceânica.

b. a camada de óleo na superfície impede a penetração de luz, inibindo o processo fotossintético das algas, além de intoxicar aves e peixes. Correto

c. ao ser derramado, o óleo forma uma película superficial que não afeta tanto os organismos marinhos.

d. o óleo derramado não causa danos ao ambiente.

e. a camada de óleo impede a penetração de luz e, com isso, a realização de fotossíntese pelos animais, que são os principais organismos fotossintetizantes do sistema oceânico.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois a camada de óleo que forma em função do derramamento impede a penetração de luz inibindo a ocorrência da fotossíntese

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 5

Notas: 1

O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.

Disponível em <http://www.keroagua.blogspot.com>. Acesso em: 30 mar. 2009(adaptado)

A transformação mencionada no texto é a

Escolher uma resposta.

a. solidificação.

b. liquefação.

c. condensação.

d. evaporação. Correto

e. fusão.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois a evaporação representa o principal mecanismo de devolução da água para atmosfera.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 6

Notas: 1

Comparando-se os ciclos reprodutivos das criptógamas (Briófitas e Pteridófitas) com os das fanerógamas (Gimnospermas e Angiospermas), destacamos a seguinte diferença:

Escolher uma resposta.

a. predominância da geração gametofítica sobre a esporofítica.

b. ciclo de vida alternante.

c. independência da água para a reprodução. Correto

d. geração esporofítica diplóide.

e. meiose gamética.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois as Gimnospermas e Angiospermas são vegetais, que devido à presença do grão de pólen, não dependem da água para reproduzir.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 7

Notas: 1

O esquema representa o fluxo de energia entre os níveis tróficos (pirâmide de energia) de um ecossistema. Essa representação indica, necessariamente, que

Escolher uma resposta.

a. o número de indivíduos produtores é maior do que o de indivíduos herbívoros.

b. o número de indivíduos carnívoros é maior do que o de indivíduos produtores.

c. o conjunto dos carnívoros consome mais energia do que o conjunto de herbívoros e produtores.

d. cada indivíduo carnívoro concentra mais energia do que cada herbívoro ou cada produtor.

e. a energia armazenada no total das moléculas orgânicas é maior no nível dos produtores e menor no nível dos carnívoros. Correto

Comentário resposta correta: parabéns! Esta resposta está correta, pois a quantidade de energia disponível para transferência diminui a cada nível trófico.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 8

Notas: 1

O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.

Escolher uma resposta.

a. O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.

b. A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.

c. O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência. Correto

d. O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão, Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

e. A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois a questão refere-se ao aspecto sócio-econômico, assim, pode gerar emprego.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 9

Notas: 1

Afirma-se que são características comuns aos anfíbios terrestres e répteis:

respiração pulmonar.

fecundação interna com cópula.

presença de coluna vertebral.

ausência de mandíbula.

Estão corretas somente as afirmações

Escolher uma resposta.

a. II e III.

b. I e II.

c. III e IV.

d. I e III. Correto

e. I e IV.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois tanto anfíbio como répteis apresentam coluna vertebral e respiração pulmonar. Os répteis apresentam maior eficiência pulmonar.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 10

Notas: 1

A figura abaixo representa um organismo vivo.

Assinale a alternativa que relaciona correta e respectivamente o reino, a divisão (ou filo) e o elemento reprodutivo derivado do esporófito.

Escolher uma resposta.

a. Fungi, Bryophyta e esporo.

b. Fungi, Pteridophyta e semente.

c. Protista, Fungi e semente.

d. Plantae, Pteridophyta e esporo.

e. Plantae, Bryophyta e esporo. Correto

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois o esquema representa um musgo, principal representante da Divisão das Briófitas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Anhanguera

...

Baixar como  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »