TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SINAIS VITAIS

Monografias: OS SINAIS VITAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 6

OS SINAIS VITAIS

Sinais vitais são aqueles que evidenciam o funcionamento e as alterações da função corporal. Dentre os inúmeros sinais que são utilizados na prática diária para o auxílio do exame clínico, destacam-se pela sua importância: a pressão arterial, o pulso, a temperatura corpórea e a respiração. Por serem os mesmos relacionados com a própria existência da vida, recebem o nome de sinais vitais.

PRESSÃO ARTERIAL

É a pressão provocada na parede das artérias pela passagem do sangue. A manutenção desta pressão é essencial para a vida, pois ela é indicativo de que o sangue está com força para sair do coração e alcançar todos os demais órgãos.

Ao medir a PA consideramos a pressão máxima ou sistólica que resulta da contração dos ventrículos para ejetar o sangue nas grandes artérias e a pressão mais baixa ou diastólica, que ocorre assim que o coração relaxa. A pressão ou tensão arterial é um parâmetro de suma importância na investigação diagnóstica, sendo obrigatório em toda consulta de qualquer especialidade; relacionando-se com o coração, traduz o sistema de pressão vigente na árvore arterial.

VALORES NORMAIS DA PRESSÃO ARTERIAL - Os valores máximos estabelecidos pelo Consenso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Cardiologia par indivíduos acima de18 anos é de 140/90 mmhg. A pressão arterial sistólica como a diastólica podem estar alteradas isolada ou conjuntamente.

VARIAÇÕES FISIOLÓGICAS

Idade - em crianças é nitidamente mais baixo do que em adultos.

Sexo - na mulher é pouco mais baixa do que no homem, porém na prática adotam-se os mesmos valores.

Raça - a diferença em grupos étnicos muito distintos talvez se deva às condições culturais e de alimentação.

Sono - durante o sono ocorre uma diminuição de cerca de 10% tanto na sistólica como na diastólica.

Emoções - há uma elevação principalmente da sistólica.

Exercício físico - provoca intensa elevação da PA, devido ao aumento do débito cardíaco, existindo curvas normais da elevação da PA durante o esforço físico. (testes ergométricos).

Alimentação - após as refeições, há discreta elevação, porém sem significado prático.

Mudança de posição - a resposta normal quando uma pessoa fica em pé ou sai da posição de decúbito, inclui uma queda da PA sistólica de até 15 mmhg e uma leve queda ou aumento da diastólica de 5 a 10 mmhg. Pode ocorrer hipotensão postural (ortostática), que se acompanha de tontura ou síncope; as três causas mais comuns da hipotensão ortostática: depleção do volume intra-vascular, mecanismos vasoconstritores inadequados e efeito autônomo insuficiente sobre a constrição vascular.

TERMOLOGIA BÁSICA:

Hipertensão: PA acima da média (mais de 140/90).

Hipotensão: PA inferior a média (menos de 100/60).

PA convergente: quando a sistólica e a diastólica se aproximam (Ex: 120/100).

PA divergente: quando a sistólica e a diastólica se afastam (Ex: 120/40).

PULSO

A palpação do pulso é um dos procedimentos clínicos mais antigos da prática médica, e

representa também um gesto simbólico, pois é um dos primeiros contato físico entre o médico e o paciente.

FISIOLOGIA - Com a contração do ventrículo esquerdo há uma ejeção de um volume de sangue na aorta, e dali, para a árvore arterial, sendo que uma onda de pressão desloca se rapidamente pelo sistema arterial, onde pode ser percebida como pulso arterial. Portanto o pulso é a contração e expansão alternada de uma artéria.

LOCAIS - As artérias em que com freqüência são verificados os pulsos: artéria radial, carótidas, braquial, femorais, pediosas, temporal, poplítea e tibial posterior. Nessas artérias

pode ser avaliado: o estado da parede arterial, a freqüência, o ritmo, a amplitude, a tensão e a comparação com a artéria contra-lateral.

VALORES NORMAIS - A contagem deve ser sempre feita por um período de 1 minuto, sendo que a freqüência varia com a idade e diversas condições físicas. Na primeira infância varia de 120 a 130 bat/min.; na segunda infância de 80 a 100 e no adulto é considerada normal de 60 a 100 batimentos por minuto.

TERMOLOGIA BÁSICA:

Taquicardia ou taquisfigmia: pulso acima da faixa normal (acelerado).

Bradicardia ou bradisfigmia: pulso abaixo da faixa normal (freqüência cardíaca baixa).

Pulso filiforme, fraco, débil: termos que indicam redução da força ou volume do pulso periférico.

Pulso irregular: os intervalos entre os batimentos são desiguais.

Pulso dicrótico: dá a impressão de 2 batimentos.

TEMPERATURA

A temperatura corporal é o equilíbrio entre a produção e a perda de calor do organismo, mediado, pelo centro termo-regulador. Pode ser verificada na região axilar, inguinal, bucal ou retal. A axilar é a mais comumente verificada e o seu valor normal varia no adulto entre 36 e 37,8oC.

CONTROLE DA TEMPERATURA CORPORAL - O calor produzido no interior do organismo chega à superfície corporal através dos vasos sangüíneos e se difundem através do plexo sub-cutâneo, que representa até 30% do total do débito cardíaco. O grau de aporte de sangue pela pele é controlado pela constrição ou relaxamento das artérias, sendo que ao chegar à superfície, o calor é transferido do sangue para o meio externo, através de: irradiação, condução e evaporação. Para que ocorra a irradiação, basta que a temperatura do corpo esteja acima do meio ambiente. A condução ocorre quando há contato com outra superfície, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com