TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação De Aula Na Disciplina De Artes.

Ensaios: Observação De Aula Na Disciplina De Artes.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  744 Visualizações

Observação de aula na disciplina de Artes.

Identificação.

Turma: 3° ano

Nº de alunos: 21

Período: matutino

Tema da aula: dobradura ou origami

Objetivos da aula: desenvolver a criatividade

É um procedimento que não exige aptidões especificas, tendo como objetivo distrair, divertir e instruir.

Atividades desenvolvidas: criação de bichos com círculos como: aves; tartarugas; sapo; caracol; joaninha; baratas. Latinhas de refrigerante transformadas em palhacinhos, caixa de fósforos transformados em animais seguindo a criatividade das crianças entre outros.

O que observa, então, é uma espécie de circulo vicioso no qual um sistema extremamente precário de formação reforça o espaço pouco definido da área com relação às outras disciplinas do currículo escolar. Sem consciência clara de sua função e sem uma fundamentação consistente de arte como área do conhecimento com conteúdos específicos, os professores não conseguem formular um quadro de referencias conceituais e metodológicas para alicerçar sua ação pedagógica; não há material adequado para as aulas práticas, nem material didático de qualidade para dar suporte às aulas teóricas (BRASIL, 1997, p.21).

De fato há esse circulo vicioso devido à falta de suporte para está área, pois não é levado a serio a disciplina de artes principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, levando apenas para o lado da diversão, talvez pelo fato de não ser cobrado nota nem avaliação o que é muito triste pois a disciplina de artes bem trabalhada ajudaria as crianças no rendimento escolar se trabalhado junto à outra disciplina, trabalhando com a interdisciplinaridade e trazendo para a realidade vivenciada pelas crianças.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com