TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nossas memórias da aula de arte

Projeto de pesquisa: Nossas memórias da aula de arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDERP INTERATIVA

POLO NAVIRAÍ

CURSO PEDAGOGIA

ARTE CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Sandra Aparecida Motta RA-220732

Atividade Prática Supervisionada entregue como requisito para conclusão da disciplina Arte, Criatividade e Recreação, sob orientação do professor-tutor a distância Tatiane Heiffig Borges Bispo.

NAVIRAÍ - MS

16/09/2012

1. Nossas memórias das aulas de artes.

Eu Sandra Aparecida Motta, não tenho muitas recordações das minhas aulas de arte, das séries iniciais acredito que não tenha despertado meu interesse participei de alguns teatros, sempre fui tímida para realizar sozinha uma apresentação, fizemos alguns artesanatos, mas nada que eu diga que tenha sido muito bom.

Tatiane Moreira Pereira Lembro muito das minhas aulas de artes nas séries inicias tinha uma professora que contava histórias e cantava musicas bíblica, tem uma do rei Davi que ela lembra até hoje, eram aulas gostosas e a turma ria muito, no inicio do ginásio como era chamado o ensino fundamental séries finais, realizei algumas atividades de pintura e teatros, mas não despertaram meu interesse.

Cilene Fernandes lembra de que tive uma professora que ensinou umas técnicas de artesanato bem interessante que eu lembro até hoje nós confeccionamos umas minúsculas flores de massa de trigo colorida em galhos de vassoura de capim ficava um ramo bem bonito que colocamos em um vaso feito de papel mache feito com jornal e cola e pintado, ficou muito bonito nosso trabalho, é uma fase que eulembro e gosto bastante, fazíamos teatro apresentávamos para a escola toda com organização de cenário, nossa.

Kézia Liberalto Peres, no ensino fundamental nas séries finais, só pintávamos desenhos e realizávamos textos sobre os períodos artísticos, ás vezes nós fazíamos alguns teatros, mas as aulas eram muito chata e do ensino fundamental series iniciais não me lembro de muita coisa.

Eu Viviane Prates de Souza tenho boas e más recordações das aulas de arte, as boas quando eu estudava no ensino fundamental séries iniciais, que a professora brincava, cantava e dançava com nós, as más quando estudei nas séries finais, copiar textos sem fim e pintar desenhos prontos.

Podemos concluir então que as aulas de artes não foram muito interessantes principalmente a parte que lembramos mais que foi no ensino fundamental nas séries finais , só pintávamos desenhos e realizávamos textos sobres os períodos artísticos, ás vezes fazíamos alguns teatros mas com temas que não despertava o nosso interesse. Assim possuímos poucas lembranças de prazer nas aulas de artes nas séries finais, mas boas recordações de brincadeiras, artesanato, danças e musica, ou seja das atividades mais interessantes para nós, como umas passagens interessantes de algumas colegas que durante as séries iniciais teve uma professora que contava histórias e cantava musicas bíblica, tem uma do rei Davi que ela lembra até hoje, eram aulas gostosas e a turma ria muito, mas na maioria dos casos as aulas não favoreciam o desenvolvimento da criatividade dos alunos uma vez que não tínhamos espaços para desenvolver acriatividade pois não criávamos nada só executava o que era mandado e muitas vezes não despertava nosso interesse. Com poucas exceções como a da colega que a professora incentivava a criação nas diversas tendências artísticas.

Acreditamos que para os alunos desenvolver a criatividade precisa conhecer bons trabalhos artísticos e isso hoje é muito fácil através da internet, realizar composições próprias das varias manifestações da arte, musica, cênica, dança, visual, assim como realizar releituras de outras obras, favorecer os espaços de criação e não de atividades mecânicas como pintar desenhos e copiar textos, como houve passagens na vida escolar dos membros da nossa equipe.

2. Qual o papel da arte na educação contemporânea?

A arte segundo, segundo Favaretto, seria para a educação rígida e hierarquizada, técnica que temos hoje a uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio, e que para mudar o ser humano é necessário educar desde pequeno, daí a importância de trabalhar desde cedo os valores necessário para criar um ambiente mais descontraído e ai esta o grande desafio do professor .

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN, (Brasil 1997. pg.119)

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar econhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas

Assim entendemos que a arte deve levar o aluno a Aprender, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas, o papel da arte na formação do aluno é bem mais amplo do que foi a algum tempo atrás, hoje ela tem um papel social, de ajudar a formar cidadãos mais consciente de seu papel social, comprometido com os problemas e dificuldades que envolve a sociedade contemporânea tendo a arte como aliada nas manifestações das opiniões e criticas social, como diz no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de arte PCN, BRASIL, 1997.

Uma função igualmente importante que o ensino da arte tem a cumprir diz respeito à dimensão social das manifestações artísticas. A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade. A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais. Essa forma de comunicação é rápida e eficaz, pois atinge o interlocutor por meio de uma síntese ausente na explicação dos fatos.

Portanto a função social da arte precisa ser levada em conta pelo professor, para que a disciplina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com