TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obtenção do Biogás

Artigo: Obtenção do Biogás. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Obtenção do Biogás

Resumo

O biogás é um gás inflamável, composto principalmente por metano, gás carbônico, além de gás sulfídrico, nitrogênio, água e amônia (em menores proporções). A produção de biogás é um processo natural que ocorre em pântanos, mangues, lagos e rios, e artificialmente esse processo ocorre através de um equipamento, o biodigestor anaeróbico. A matéria-prima usada na produção do biogás é de origem orgânica, são aproveitados materiais como esterco (humano e de animais), palhas, bagaço de vegetais e lixo. Essa fonte energética pode ser utilizada como combustível para fogões, motores e na geração de energia elétrica. A biodigestão ou digestão anaeróbia é um processo pelo qual bactérias anaeróbias (que se desenvolvem em ambientes sem oxigênio), através da fermentação, transformam matéria orgânica em biogás e fertilizantes. O biogás é uma fonte energética renovável, por essa razão é considerado um bicombustível.

Palavras-chave: Biogás. Biodigestor.

. Desenvolvimento

Exitem os biodigestores naturais, como por exemplo, o solo, e existem também os biodigestores construídos pelo Homem, que visam acelerar o processo de biodigestão, que são câmaras fechadas, de fabricação relativamente simples, onde é colocado o material orgânico para ser decomposto pela ação das bactérias, produzindo o biogás e fertilizante.

Para que se consiga produzir um metro cúbico (m3) de biogás são necessários 25 kg de esterco de vaca; ou 5 kg de esterco de galinha (seco); 12kg de esterco de porco; ou 25 kg de plantas ou cascas de cereais; ou 20 kg de lixo orgânico.

O processo ocorre mais intensamente quando a temperatura do material está entre 30º e 35º C. Nessas condições, a produção de biogás, por quilograma de material utilizado, é maior e ocorre em menor tempo. Por isso, o biodigestor é enterrado.Abaixo do solo as temperaturas tendem a ser mais elevadas e a sofrer menores variações.

• Purificação do Biogás

Os principais componentes a serem removidos do biogás são:

• água

• ácido sulfúrico

• dióxido de Carbono

• outras partículas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com