TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem e Evolução de Plantas Cultivadas

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 8

Ministério da Educação[pic 1]

Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política  

                                               ILAESP

"Origem e Evolução de Plantas Cultivadas"

TRIGO

GUSTAVO ARIEL GAMARRA ROJAS

 JOSE ALVES FERREIRA JUNIOR

Foz do Iguaçu, PR

Maio 2018

INTRODUÇÃO

Entre as culturas agrícolas relevantes, os cereais foram os mais importante por milênios. Hoje, a humanidade come, basicamente, o produto de vinte espécies vegetais e apenas três delas: trigo, arroz e milho, fornecem metade da comida de todo o planeta. A mais antiga, mais disseminada e até recentemente mais importante dentre as três é o trigo. O trigo é o alimento básico da humanidade, e sua história é a história da humanidade.

O grão de trigo contém a maioria dos nutrientes essenciais para o homem: carboidratos (de 60 % a 80 %), principalmente na forma de amido; proteínas (de 8 % a 15 %), incluindo quantidades adequadas de todos os aminoácidos essenciais, exceto isina, triptofano e metionina; gorduras (de 1,5 % a 2,0 %); minerais (de 1,5 % a 2,0 %) e vitaminas (E e do complexo B).

O trigo começou a ser cultivado por volta de 10000 a.C., em uma região conhecida como Crescente Fértil (que hoje iria do Egito ao Iraque), estendendo-se pelo mar Mediterrâneo. Foi quando nasceu a agricultura, naquela época, os grãos de trigo eram degustados pelos povos antigos numa espécie de papa, em que eram misturados com peixes, castanhas, frutas e água.

Por volta de 4000 a.C., os egípcios observaram o processo de fermentação de uma massa feita de farinha de trigo e assim nasceu o verdadeiro pão. Os primeiros biscoitos também apareceram no Egito, as receitas eram à base de trigo, água e mel, e os confeiteiros moldavam figuras de seres humanos e animais para oferecer às divindades.

Estima-se que no século 9 os árabes tenham levado o macarrão (que teria origem chinesa) para a Itália.

No século 11, em Nápoles, Itália, os cozinheiros começaram a incluir verduras e queijo em um disco redondo de massa. De onde veio o termo picea, que seria a origem do nome da pizza.

No século 15, os biscoitos foram extremamente úteis durante as navegações. arantiam doses de carboidratos aos navegantes, e de vantagem não pereciam.

Embora, por milhares de anos, os povos antigos já misturassem a farinha de trigo com o mel, podemos dizer que a verdadeira confeitaria surgiu no século 15, quando os europeus passaram a usar o açúcar nas primeiras receitas de bolos com coberturas de glacê.

O macarrão instantâneo, conhecido como lámen, foi criado no Japão em 1958, um empresário resolveu criar o produto ao observar pessoas famintas em uma fila para pegar sopa.

BOTANICA E TAXONOMIA

Reino: Plantae
         Divisão: Magnoliophyta
                 Classe: Liliopsida
                         Ordem: Poales
                                 Família: Poaceae__(GRAMINEAE)
                                         Gênero: Triticum

  O trigo é uma gramínea do gênero Triticum, uma planta que pode medir entre 0,5 a 1,5m. de altura, tem raízes em forma de cabeleira, caule oco e reto (colmo), 6 a 9 folhas estreitas e longas, flores em grupo de 3 a 5 formam espiguetas que se agrupam em número de 15 a 20, formando espigas, dentro dessas estruturas estão localizados os frutos, grãos pequenos e secos que se desenvolvem 30 dias após a fecundação da flor. Existem cerca de 30 tipos de trigo, geneticamente diferenciados, dos quais metade é cultivada; o restante cresce de forma silvestre. Em busca de produtividade, conteúdo de farinha no grão, teor de nutrientes, resistência a doenças ou adaptação ao clima e ao solo, pesquisadores e plantadores já testaram milhares de cruzamentos, chegando a obter cerca de 30 mil variedades de trigo.

O maior volume, porém, vem de três espécies, que representam mais de 90% do trigo cultivado no mundo.

Triticum aestivum , trigo comum, é o mais cultivado no planeta, respondendo por mais de quatro quintos da produção mundial. É o mais utilizado na fabricação do pão.

Triticum compactum,tipo clube, produz menor teor de glúten, utilizado para a fabricação de biscoitos e bolos mais macios e menos crocantes.

Triticum durum - Indicado para massas (macarrão), permite uma textura firme após o cozimento. O grão duro não é cultivado no Brasil.

ORIGEM, EVOLUÇÃO E DOMESTICAÇÃO

A domesticação do trigo, iniciada há cerca de dez mil anos na região da Mesopotâmia (sudoeste da Ásia), foi um dos primeiros cereais a serem cultivados, junto com a cevada, os arqueólogos demonstraram que o cultivo do trigo é originário da Síria, Jordânia, Turquia e Iraque, permitiu que o homem deixasse para trás milhares de anos de existência errante, como caçador e coletor, estabelecendo-se em povoados e gerando seu próprio sustento.

No início do processo de domesticação, o homem colhia as sementes maiores para alimentar-se, e daquelas que não eram colhidas se originava, espontaneamente, a próxima geração. Assim, se existia qualquer pressão de seleção, era a favor dos caracteres do tipo silvestre. Entretanto, logo que o homem começou a semear parte de sua colheita, essa situação mudou drasticamente. Passaram a existir duas populações, uma espontânea e outra cultivada pelo homem, e as pressões de seleção que atuavam sobre elas eram em sentidos opostos As melhores sementes colhidas passaram a ser utilizadas para semear a população cultivada; desse modo, qualquer modificação genética que melhorasse a recuperação e a competição da semente no novo ambiente era selecionada. Como consequência, a seleção automática para conjuntos de caracteres inter-relacionados foi rapidamente estabelecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (191.3 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com