TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem e Evolução das Plantas

Por:   •  17/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1] 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO, CAMPUS ITABERABA

(2°ano de agroindústria)

 

Atividade da disciplina

De Biologia

 

 

 

FABIANA DE OLIVEIRA SOUZA

 

 

 

 

ITABERABA – BA

Abril, 2021

Origem e Evolução das Plantas

BRIÓFITAS

            [pic 2]

Breve descrição do embrião

  • Quando ocorre a fecundação do anterídio com a oosfera surge um zigoto que se diferencia até formar o embrião da planta, o qual se desenvolve sobre o gametófito feminino. O embrião recebe substância nutritiva da planta mãe formando um processo chamado de matotrofia.                                

Breve caracterização do gametófito

  •  Existe o gametófito feminino e o masculino. O gametófito feminino forma os esporófitos que geram os esporos.  Cada esporo pode se desenvolver e originar um novo musgo verde. É a fase dominante, a que mais dura.

Breve caracterização do esporófito

  •  O esporófito é a fase assexuada produtora de esporos, surgida a partir do desenvolvimento do embrião. Essa fase não tem clorofila; ela é nutrida pela planta feminina sobre a qual cresce. O esporófito é considerado uma fase passageira porque morre logo após produzir esporos.

 Breve descrição dos órgãos reprodutores

  •  A reprodução das briófitas pode ser assexuada: sem troca de material genético, por meio da fragmentação ou por gemulação, em que a própria planta produz propágulos. A reprodução sexuada: os anterídios (gametângio masculina) formam os gametas (anterozóides), gametas móveis. O arquegônio (gameta feminino) formam os gametas femininos – oosfera, gametas imóveis. A união do anterídio com a oosfera forma o zigoto.

[pic 3]

Breve caracterização dos gametas

  •  Os gametas, masculinas ou femininas, são formadas pelos gametófitos. Esses gametas se encontram e dão início ao ciclo de reprodução. Elas dependem da água, já que para o anterídio chegar até a oosfera ele vai nadando.

Presença ou ausência de vasos condutores

  •  Ausência de vasos condutores de nutrientes. Devido a isso, a água absorvida do ambiente é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal. Esse tipo de transporte é lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte. Por isso, as briófitas são sempre pequenas, baixas.

Presença ou ausência de sementes

  •  Ausência.

Presença ou ausência de frutos

  •  Ausência.

Aquisição evolutiva importante para a conquista do ambiente terrestre

  • As briófitas são as primeiras plantas adaptadas à vida terrestre. Para adaptar-se a vida na terra essas plantas possuem um revestimento protetor sobre a epiderme, chamado cutícula, a fim de evitar a perda de água pela evaporação que ocorre na superfície da planta em contato com o ar. Elas, também, precisaram se fixar ao substrato por meio dos rizoides.

Informação adicional

O corpo do musgo (briófitas) é formado basicamente de três partes ou estruturas:

  • rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente;
  • cauloide - pequena haste de onde partem os filoides;
  • filoides -estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.

Essas estruturas possuem funções semelhantes à das raízes, caules e folhas.

PTERIDÓFITAS

Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas do grupo das pteridófitas.

              [pic 4]

Breve descrição do embrião

  •  Surge a partir da multiplicação do zigoto. O embrião se desenvolve e forma um novo esporófito.

Breve caracterização do gametófito

  •  O gametófito, também chamado de protalo, produz os gametas e surgem a partir da germinação dos esporos. Ele é pouco desenvolvido e possui cerca de 1cm. Os gametófitos são monoicos, possuem os dois sexos, uma região feminina – arquegônios, em que se produz os gametas femininos (oosfera)- e a região masculina- anterídios, em que se formam os gametas masculinos (anterídios). Nesse sentido, os gametas masculinos migram até os femininos para que haja a fecundação. O gametófito é passageiro - morre após a produção de gametas e a ocorrência da fecundação.

Breve caracterização do esporófito

  • O esporófito produz esporos, por meiose, e é a fase dominante – a que mais dura. Surge a partir do embrião e cresce encima de um gametófito. Por meio da mitose o esporófito cresce até torna-se um esporófito adulto, a planta. O esporófito é duradouro, pois se mantém vivo após a produção de esporos.

Breve descrição dos órgãos reprodutores

  •  Da mesma maneira que as briófitas, as pteridófitas se reproduzem num ciclo que apresenta uma fase assexuada, por brotamento e assexuada:

[pic 5]

Breve caracterização dos gametas

  •  Os gametas dependem da água, por isso as pteridófitas são encontradas em ambientes úmidos. O gameta masculino precisa ir nadando até o gameta feminino para que ocorra a reprodução sexuada.

Presença ou ausência de vasos condutores

  •  Presença. Inclusive, são as primeiras plantas vasculares, o que possibilitou um transporte mais rápido de água pelo corpo vegetal e favoreceu o surgimento de plantas de porte elevado. Em plantas vasculares observamos a presença de dois tipos de tecidos de condução: o xilema e o floema. O xilema conduz a seiva bruta, como água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema conduz a seiva elaborada, é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.

Presença ou ausência de sementes

  •  Ausência.

Presença ou ausência de frutos

  •  Ausência.

Aquisição evolutiva importante para a conquista do ambiente terrestre

  • A presença de vasos condutores.

GIMNOSPERMAS

   [pic 6]

Breve descrição do embrião

  •  Após a fecundação, é formado o zigoto, que dará origem ao embrião. O óvulo se transforma em semente, e protege o embrião contra a dessecação.

Breve caracterização do gametófito

  •  A célula mãe sofre meiose e origina quatro células haploides, sendo que apenas uma dessa origina o megásporo (gametófito feminino). O megásporo desenvolve-se no interior do óvulo, originando o gametófito feminino. Após a polinização, no gametófito feminino surgem dois ou mais arquegônios, sendo cada um com uma oosfera (gameta feminino).

Breve caracterização do esporófito

  •  O esporófito do pinheiro possui estruturas chamadas de estróbilos ou cones, que apresentam escamas onde estão localizados seus esporângios (estrutura onde são produzidos os esporos).

Breve descrição dos órgãos reprodutores

  •  As estruturas reprodutivas das gimnospermas são os chamados estróbilos, que são folhas férteis onde estão presentes os microsporângios ou os megasporângios. Os estróbilos podem ser femininos ou masculinos e podem ocorrer em uma mesma planta ou em indivíduos diferentes.

              [pic 7]

Breve caracterização dos gametas

  •  Em algumas gimnospermas, como nas gincófitas (Ginkgo biloba), os gametas são flagelados denominados anterozoides, assim como nas pteridófitas. Depois da fecundação, o óvulo modifica-se em semente que contém o embrião do esporófito. As sementes germinam no solo, crescendo o esporófito, parte visível da gimnosperma.

Presença ou ausência de vasos condutores

  • São vasculares, apresentam tecidos verdadeiros que formam as raízes, caule, folhas e sementes.

Presença ou ausência de sementes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (628.3 Kb)   docx (532.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com