TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Crustáceos

Por:   •  27/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Crustácea(crustáceos) é um subfilo do filo Arthropoda(artrópodes)

Agrupa um numeroso e diversificado conjunto de invertebrados que inclui aproximadamente 67.000 espécies validamente escritas.

Na maioria marinho, como lagostas, camarões, cracas, percebes, tatuís, siris e caranguejos.

Existe também crustáceos de água doce como a pulga-d ’água e ainda crustáceos terrestres como o bicho-de-conta

Vivem em quase todos os ambientes do mundo, desde fossas abissais dos oceanos glaciais até lagoas temporárias no deserto.

O corpo dos crustáceos é divido em: cabeça e tronco no mais primitivos, cabeça, tórax (pereon) e abdômen(pléon). Possuem um corpo metamerizado, ou seja, organizado em segmentos, primitivamente cada segmente tem um par de apêndices, porém em espécies mais recentes esse número pode variar.

Apêndices na cabeça são relacionados à alimentação e aos sentidos, já os torácicos e abdominais estão na locomoção, reprodução e respiração. Crustáceos realizam trocas gasosas através de brânquias, mas em espécies muito pequenas, tais trocas acontecem em áreas modificadas do exoesqueleto. Este é formado por quitina, proteínas e carbonato de cálcio, a cutícula tem duas partes: epicutícula e procutícula. Para que o animal cresça é preciso que o exoesqueleto seja trocado (ecdise).

Grande variedade de hábitos alimentares, desde filtradores de matéria orgânica em suspensão até carnívoros, herbívoros e saprófagos. Cada qual com apêndices torácicos adaptados a isso.

Boca ventral e trato digestivo quase sempre reto, seu sistema digestivo pode ser dividido em 3 partes, anterior, mediana e posterior. Anterior: recoberta por cutícula e pode apresentar cerdas e “dentes” que ajudam na digestão mecânica do alimento. Mediana: digestão química e absorção dos nutrientes. Posterior: absorção da água, armazenamento das fezes e também recoberta por cutícula.

Excretas são feitas por glândulas antenais ou verdes, em conjunto com glândulas maxilares; igual função e estrutura diferença de posição de abertura dos poros. Também conta com nefrócitos. Principal excreta hidrogenada: amônia.

São, na maioria, dioica (dois sexos), existem apêndices especializados na reprodução, por exemplo, em decápodos pode se distinguir um par anterior de pleópodos como tendo função copulatória. Ovários semelhantes aos testículos em estrutura e localização. Alguns apresentam mesmo dimorfismo sexual, não só em termos de tamanho, mas em outras características: no caranguejo de mangal, a fêmea é maior que o macho e têm o abdome mais largo para melhor proteção dos ovos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com