TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os seres vivos

Artigo: Os seres vivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

OS SERES VIVOS

Além de serem formados por células, os seres vivos possuem características importantes, passam por um ciclo de vida, nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem, morrem e precisam se alimentar para se reproduzirem. É através dos alimentos que os seres vivos renovam as suas células e se reproduzem como também adquirem matéria para o crescimento, este processo é chamado de função alimentar.

Seres autotróficos: são aqueles que são capazes de produzir seus próprios alimentos. É o caso das plantas. Elas existem de tamanhos e cores diferentes, se alimentam pela raiz (seiva da terra).

A água e o oxigênio são indispensáveis para a vida de todos os seres vivos.

As plantas respiram pelas folhas e tem função importante para a natureza, pois produzem o oxigênio para purificar o ar. A produção do oxigênio ocorre durante o dia, á noite elas absorvem o oxigênio.

Elas protegem o solo contra erosão, e desgastes causados por chuvas e excesso de sol;

Fornece matéria-prima para a construção de móveis, papel medicamentos, tintas, vernizes, perfumes, etc..

Serve para alimentar pessoas e animais;

Purifica o ar;

E como adornos de casas e jardins.

Os sais minerais são indispensáveis aos diversos fenômenos que ocorrem nos seres vivos, já os sais minerais são necessários para a constituição da clorofila. A fotossíntese ocorre da clorofila contida nas plantas que absorve energia solar, Água e sais minerais.

A glicose é produto da fotossíntese, com ela a planta fabrica o amido e a sacarose. O amido é a massinha branca contida no feijão e na batata. E a sacarose é o açúcar que é encontrado na cana-de-açúcar. Outro produto é o gás oxigênio, que a planta libera para o ambiente.

Já os animais não produzem alimentos, por isso são chamados de seres heterotróficos. Uns comem somente plantas, e são chamados de herbívoros, outros só comem carne e são chamados de carnívoros, e, outros que se nutrem de outros animais e de plantas, estes são chamados de onívoros. É o caso do ser humano.

O ser humano faz parte dos grupos dos animais, o que nos diferencia é a nossa capacidade de pensar e raciocinar, enquanto os animais reagem por instinto.

Cada animal está adaptado ao ambiente em que vive, pode ser na terra, no ar e na água. Uns nadam, outros andam, rastejam, correm, voam, nadam, etc.

Podem ser minúsculos ou enormes, e apresentar formas variadas;

Como o revestimento do corpo e hábitos alimentares,

Como também como se reproduzem, pois para dar continuação da espécie, todos precisam dar filhos. Uns nascem da barriga da mãe, outros por ovos. Já as plantas, reproduzem-se através de sementes, por estacas, ou novas plantas (mudas).

Fauna é o nome dado ao conjunto de animais de uma região ou país.

Flora é o conjunto dos animais de uma região ou país. Engloba os animais selvagens e domésticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com