TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPRIEDADES GERAIS DA ÁGUA

Tese: PROPRIEDADES GERAIS DA ÁGUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Tese  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

PROPRIEDADES GERAIS DA ÁGUA:

“Cortando” com água:

A água já tem substituído ferramentas de corte de alta precisão entre os materiais sólidos mais rígidos produzidos. Ou seja, ela submetida a uma alta pressurização, se transforma numa potente lâmina de corte preciso e sem trazer nenhuma modificação físico química no material a ser trabalhado, como por exemplo vidros blindados, peças automotivas, peças de base para a própria indústria, dentre outros. As vantagens de usar a água para essa finalidade é que ela é barata e reutilizável, cortes com precisão, trabalha sem calor ou fricção mantendo o material a ser cortado preservado de outras deformações além do corte,

A molécula da água, H2O:

Ela é uma molécula dipolo, ou seja, possui um tipo de carga numa extremidade e outro tipo na outra. Uma parte ligeiramente negativa encontra-se no átomo de oxigênio, e a outra ligeiramente positiva encontra-se nos átomos de hidrogênio.

E uma das características mais impressionantes da natureza da água são as pontes de hidrogênio, que são formadas pela interação molecular que passa a existir quando mais moléculas de H2O se unem, formando assim uma maior tensão superficial, maior ponto fusão, e algo muito curioso até mesmo para a ciência de um modo geral, ela é a única substância que ao passar do estado líquido para o sólido aumenta de tamanho e diminui sua densidade, assim podendo boiar na própria água em estado líquido. Isso graças a essa interação das pontes de hidrogênio, que ao serem submetidas a temperaturas abaixo de zero grau Celsius elas passam a ter espaços vazios entre as moléculas, o que expande a ligação de hidrogênio e aumenta assim o tamanho do corpo congelado.

Controle de temperatura:

E o fato dela ter uma alta capacidade térmica também contribui diretamente para a sobrevivência de todo ser dependente dela no estado líquido, pois se ela passasse tão facilmente para o estado gasoso, o calor do Sol seria suficiente para acabar com o nossos oceanos, rios, lagoas, e qualquer depósito natural...

Por isso a água é usada para o resfriamento de motores de combustão interna, usinas elétricas e o corpo humano, o suor, por exemplo, que ao evaporar mantém a nossa temperatura regulada. A água também controla a temperatura do nosso planeta, através das mudanças de estação, por serem gradativas. Caso fossem abruptas poderiam oferecer sérios riscos de sobrevivência para nós seres humanos e a outros tipos de vida.

O ciclo da água:

A água do oceano evapora com o calor provocado pelo sol, forma nuvens, é arrastada através de ventos para regiões mais altas e frias, nessas temperaturas a água no estado gasoso se condensa e precipita em forma de chuva, irrigando a Terra. Em montanhas formam-se os rios, que por sua vez formam lagos e lagoas, também abastece o lençol freático, e água de ambos escoa e se direciona sempre a favor do nível do mar, por conta da pressão atmosférica, ou seja, toda água de alguma forma sempre volta para o mar.

Água, solvente universal:

A água tem essa importante propriedade química, ela tem a capacidade de solubilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com