TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Gerais Das Enzimas

Trabalho Universitário: Propriedades Gerais Das Enzimas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  4.399 Visualizações

Página 1 de 2

Especificidade dos substratos

As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Elas são muito específicas para os seus substratos. Esta especificidade pode ser relativa a apenas um substrato ou a vários substratos ao mesmo tempo. Esta especificidade se deve à existência, na superfície da enzima de um local denominado sítio de ligação do substrato. O sítio de ligação do substrato de uma enzima é dado por um arranjo tridimensional especial dos aminoácidos de uma determinada região da molécula, geralmente complementar à molécula do substrato, e ideal espacial e eletricamente para a ligação do mesmo. Este sítio pode conter um segundo sítio, chamado sítio catalítico ou sítio ativo, é nele que ocorre a reação enzimática. Alguns modelos procuram explicar a especificidade substrato/enzima:

- Modelo Chave/Fechadura que prevê um encaixe perfeito do substrato no sítio de ligação, que seria rígido como uma fechadura.

- Modelo do Ajuste Induzido que prevê um sítio de ligação não totalmente pré-formado, mas sim moldável à molécula do substrato; a enzima se ajustaria à molécula do substrato na sua presença.Cofatores/coenzimas

Cofatores são pequenas moléculas orgânicas ou inorgânicas que podem ser necessárias para a função de uma enzima. Estes cofatores não estão ligados permanentemente à molécula da enzima, mas, na ausência deles, a enzima é inativa. A fração protéica de uma enzima, na ausência do seu cofator, é chamada de apoenzima Enzima + Cofator, chamamos de holoenzima. Coenzimas são compostos orgânicos, quase sempre derivados de vitaminas, que atuam em conjunto com as enzimas. Podem atuar segundo 3 modelos:

- Ligando-se à enzima com afinidade semelhante à do substrato.

- Ligando-se covalentemente em local próximo ou no próprio sítio catalítico da apoenzima.

- Atuando de maneira intermediária aos dois extremos acima citados.

Cinética

Substrato: O substrato pode interferir na velocidade da reação como foi observado na experiência B (INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DO SUBSTRATO). Nela observamos que após a adição de glicose (substrato) em diferentes concentrações, e do banho-maria a 37ºC a cor da mistura passa a ser gradualmente mais rosa do tubo 4 ao 7 até que do 7 ao 9 as misturas apresentam praticamente o mesmo tom. Isso ocorre porque a partir da concentração de 200µL de substrato a enzima atinge sua velocidade máxima de reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com