TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pancreatite

Trabalho Escolar: Pancreatite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

PACREATITE

Trabalho apresentado á disciplina de saúde do adulto pela Professora Patrícia Farias, as Alunas do IV modulo Técnico de Enfermagem

Senhor do Bonfim 21de fevereiro 2013

1

Sumario

Introdução ---------------------------------------------------------------------3

Doença -----------------------------------------------------------------------4

Causas -----------------------------------------------------------------------5

Diagnostico --------------------------------------------------------------------6

Tratamento --------------------------------------------------------------------7

Referências ________________________________________8

2

Introdução

A pancreatite aguda (PA) ocorre pelo acometimento inflamatório do pâncreas, e pode ser classificada em aguda, crônica, ou crônica agudizada. O stress orgânico e o gasto energético basal (GEB) são elevados e em praticamente todas as situações clínicas o paciente necessita de terapia nutricional, a fim de manter o equilíbrio do estado nutricional. A terapia nutricional vai depender da gravidade do quadro (pancreatite leve, moderada ou grave). Os casos graves, que apresentam falências orgânicas outras ou comprometimento local significativo (edema, necrose pancreáticas), perfazem 20% dos pacientes e merecem atenção redobrada, mediante alta mortalidade, que pode chegar a

20-30% dos casos.

3

Doença

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas. O pâncreas é uma glândula grande que se localiza atrás do estômago e junto ao duodeno. O duodeno é a parte alta do intestino delgado.

O pâncreas secreta enzimas digestivas para o intestino delgado através de um canal chamado de duto pancreático. Estas enzimas ajudam na digestão das gorduras, proteínas e carboidratos dos alimentos,a pancreatite pode ser aguda ou crônica.

O pâncreas também libera os hormônios insulina e glucagon na corrente sanguínea. Estes hormônios ajudam o corpo a utilizar a glicose que ele toma da comida para transformar em energia.

Normalmente as enzimas digestivas não se tornam ativas até que elas atingem o intestino delgado, onde começam a digerir os alimentos. Mas se estas enzimas tornarem-se ativas dentro do pâncreas, elas iniciam a "digestão" do pâncreas por si próprio (auto-digestão).

A pancreatite aguda ocorre subitamente e dura por um curto período de tempo e geralmente melhora. A pancreatite crônica não melhora por si só e conduz a uma destruição gradativa do pâncreas. Qualquer uma das formas pode causar complicações sérias.

Nos casos graves, podem ocorrer hemorragia, lesão tecidual e infecção. Pseudocistos, que são acúmulos de líquido e restos de tecido, também podem se desenvolver. As enzimas e toxinas podem entrar na circulação sanguínea, lesar o coração, pulmões e rins, ou outros órgãos.

4

Causas

Uso excessivo de álcool é frequentemente citado como a causa mais comum da pancreatite aguda, no entanto, cálculos biliares são realmente a causa mais comum. Causas menos comuns incluem hipertrigliceridemia (mas não hipercolesterolemia) e somente quando os valores de triglicérides exceder 1500 mg / dl (16 mmol / L), hipercalcemia, infecção viral (por exemplo, caxumba), trauma (no abdômen ou em outras partes do corpo), incluindo pós -CPRE (ie, a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica), vasculite (isto é, inflamação dos vasos sanguíneos pequenos dentro do pâncreas), pancreatite e auto-imunes.

Gravidez também pode causar pancreatite, mas em alguns casos, o desenvolvimento de pancreatite é provavelmente apenas um reflexo da hipertrigliceridemia que muitas vezes ocorre em mulheres grávidas. Divisum pâncreas, uma malformação congênita comum do pâncreas pode ser a base alguns casos de pancreatite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com