TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pancreatite 10 Alimentos saudáveis

Tese: Pancreatite 10 Alimentos saudáveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  Tese  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 6

Pancreatite 10 alimentos saudáveis

Categoria:

Alimentos Saudáveis, Dicas Saúde

Você está em: Home » Alimentos Saudáveis » Pancreatite 10 alimentos saudáveis

Pancreatite 10 alimentos saudáveis

A pancreatite é caracterizada pelainflamação do pâncreas, cujos sintomas incluem perda de apetite, amarelamento da pele e dos olhos, retenção de líquidos, náuseas, vômitos e dor no abdômen superior. Quando existe inflamação, o pâncreas é incapaz de produzir os nutrientes que o corpo necessita, por isso, é aconselhável fazer o uso de certos tipos de alimentos.

Alimentos saudáveis para pancreatite

1 – Frutas e Legumes

Legumes e frutas contêm quantidades saudáveis de fibras, vitamina C e E, e outros antioxidantes que são úteis no combate à essa doença e outras infecções em seu corpo. Entre os legumes e frutas indicados estão maçãs, uva, melão, melancia, espinafre, brócolis, couve, repolho, tomate, cenoura, pimentão verde, berinjela e abóbora, entre outros.

2 – Alho e cebola

Alho juntamente com cebola são boas fontes de nutrientes benéficos para a saúde do pâncreas e para a prevenção do câncer.

3 – Cereais integrais

Os cereais integrais contêm nutrientes digestivos, tais como fibras, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio e selênio. Você pode encontrá-los em biscoitos, pães, massas e arroz integral, aveia, milho, trigo e cevada, que são ideais para lidar casos de pancreatite

4 – Crucíferas

O brócolis, a couve de Bruxelas, a couve e a couve-flor contêm substâncias químicas poderosas que podem ajudar a prevenir o câncer e tratar casos de pancreatite.

5 – Uvas vermelhas

As uvas vermelhas são uma boa fonte de resveratrol, um potente antioxidante, por isso, se você sofre de pancreatite, é benéfico comer um punhado de uvas vermelhas.

6 – Cogumelos Reishi

Eles podem ajudar a reduzir a inflamação e são utilizados para restaurar o equilíbrio do corpo.

7 – Iogurte

Iogurte é um bom probiótico, que contém bactérias benéficas que ajudam a manter a função do sistema imunológico e digestivo, consuma-o sem açúcar.

8 – Vegetais de cor amarelo e laranja

Legumes laranja e amarelo, como batata-doce, cenoura, milho e abóbora contêm nutrientes que são benéficos para o tratamento de pancreatite e podem ajudar a prevenir o câncer.

9 – Tofu

É uma excelente fonte de proteína com pouca gordura, para eliminar os problemas de pâncreas.

10 – Frutas vermelhas

Mirtilos, morangos, framboesas e cerejas são boas fontes de antioxidantes, que ajudam a prevenir danos às células.

PANCREATITE

Fisiopatologia

Esta relacionada a inúmeros fatores etiológicos responsáveis pela obstrução na saída das secreções pancreáticas e seu conseqüente acúmulo no órgão. Em virtude dos sucos pancreáticos conterem enzimas proteolíticas, a autodistão e a destruição das células pancreáticas podem ocorrer.

Tratamento

Analgésicos são empregados para mitigar a dor, até que os sintomas melhorem. A pancreatite hemorrágica é caso de emergência médica e seu tratamento visa, basicamente a prevenção do choque e do colapso renal. A secreção pancreática é inibida pelos agentes bloqueadores colinérgicos e os antiácidos são usados para neutralizar o suco gástrico. A pancreatite crônica é tratada por analgésicos e pela reposição oral das enzimas pancreáticas.

Dietoterapia

A finalidade da dietoterapia, é inibir a ativação e a secreção das enzimas pancreáticas, tanto os alimentos como o álcool estimulam as secreções pancreáticas. As gorduras estimulam o fluxo da bile, que poderá regurgitar e penetrar nos ductos pancreáticos e causar irritação.

Na pancreatite grave não se deve utilizar a via oral, pois a ausência de alimentos inibe a secreção dos sulcos pancreáticos. A sucção nasogastrica reduz mais ainda a quantidade das secreções pancreáticas. A alimentação endovenosa ou a parenteral total são usadas durante o impedimento da via oral.

A pancreatite crônica também exige uma dieta que reduz o estimulo do pâncreas. A digestão das gorduras é auxiliada pelo uso de enzimas pancreáticas, dadas pela boca junto com os alimentos.

Implicações com a nutrição

1 – O álcool está completamente eliminado da dieta porque ele é freqüentemente acusado de ser o causador da pancreatite e é sabido que aumenta a resistência do esfíncter de Oddi e aumenta a obstrução das enzimas pancreáticas.

2 – A cafeína é também proibida. Café, chá, cacau e bebidas com cola são fontes de cafeína da dieta comum.

3 – A hipocalcemia pode vir a ser um problema associado pelo fato do cálcio poder se depositar nas áreas de necrose do pâncreas. Alertar o paciente para sinais de tetania.

4 – Fazer a avaliação do paciente no que respeita aos sinais de diabetes, porque poderá haver comprometimento de alguma ilhota de Langherans.

5 – A pancreatina (enzima pancreática) encontra-se disponível no comercio sob a forma de grânulos ou pílulas. Pelo fato da pancreatina conter enzimas, ela deve ser ministrada de modo a evitar a destruição destas enzimas.

Como tratar a insuficiência pancreática através da alimentação

• Passo a passo

Sara Viega

Uma forma natural para ajudar a tratar a insuficiência pancreática é através da alimentação. Embora a dieta não possa curar a insuficiência pancreática por si só, pode ajudar a melhorar esta condição e contribuir para prevenir complicações maiores. Apresentamos neste artigo mudanças importantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com