TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perdigão Agroindustrial

Ensaio: Perdigão Agroindustrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Ensaio  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

Pergunta 2

Leia atentamente o texto abaixo e a seguir responda a questão proposta.

Perdigão Agroindustrial:

A Perdigão Agroindustrial S/A é uma das maiores companhias de alimentos da América Latina e uma das principais processadoras de carnes do mundo. Atualmente possui 14 unidades industriais de carne situadas em 5 estados além de duas unidades industriais de soja, 3 unidades industriais de lácteos/sobremesas e 7 fábricas de ração. A empresa tem a maior rede de distribuição de congelados e refrigerados do país.

A Perdigão (2006), possui aproximadamente 40 mil funcionários, mais de 4 mil produtores integrados de aves, 1.600 produtores de suínos, 90 mil clientes ativos no mercado interno, 850 clientes no mercado externo e receita bruta de R$ 6,1 bilhões. A companhia atua na produção e abate de aves, suínos e bovinos e no processamento de produtos industrializados, elaborados e congelados de carne, além da fabricação de linhas de massas prontas, tortas, pizzas, folhados, vegetais congelados e margarinas. A carteira de produtos é composta por mais de 400 itens que são comercializados sob as marcas Perdigão, Chester, Apreciatta, Toque de Sabor, Turma da Mônica, Batavo, Borella, Perdix, Confiança, Pet Care entre outros.

A partir de 1994 a companhia passou por uma profunda reestruturação interna e decidiu, entre outras coisas, concentrar-se na produção de alimentos de proteína animal. Para isso, iniciou o chamado Projeto de Otimização que visava aumentar a capacidade produtiva da empresa em um curto período de tempo, implantou um Programa de Qualidade Total em todas as suas unidades e desenvolveu o chamado TIP (Tecnologia da Informação Perdigão) com a instalação de um software de gestão empresarial, o SAP R/3.

O centro de distribuição (CD) é um armazém cuja principal missão é realizar a gestão de estoques dos produtos para distribuição. Entre suas atividades principais, pode ser citada a movimentação de materiais, armazenagem, administração de produtos e informações, processamento de pedidos e emissão de notas fiscais e, em alguns casos, embalagem e colocação de etiquetas. No mercado interno, o transporte de produtos acabados é feito exclusivamente pelo modal rodoviário. Conhecido como o modal de transporte de maior custo, seu planejamento se faz necessário, evitando assim, os custos excedentes.

Os 30 CDs (Centro de Distribuição) da Perdigão atendem 60.000 cliente no mercado interno, responsabilizando-se pela entrega nos canais de venda dos produtos. Os maiores clientes da empresa são os supermercados, chegando a representar 63,5% dos clientes da empresa.

Apesar da Perdigão e da Sadia terem anunciado, em maio de 2009, que se uniriam para formar a Brasil Foods, somente em julho de 2011 é que a operação foi aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o órgão ligado ao Ministério da Justiça que zela pelo nível de concorrência no mercado.

Observe atentamente a seguinte legenda que apresenta os dois tipos de ambientes com os quais uma organização lida, de acordo com a Teoria Contingencial:

(AT) Ambiente das Tarefas

(MA) Macro ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com