TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revelando os motivos e sugerindo melhorias no processo condicional de aprovação PPAP na empresa agroindustrial

Projeto de pesquisa: Revelando os motivos e sugerindo melhorias no processo condicional de aprovação PPAP na empresa agroindustrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2014  •  Projeto de pesquisa  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 4

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A Comissão Examinadora, abaixo assinada, aprova a monografia:

“Identificação das causas e proposição de melhorias no processo de aprovação de PPAP condicional em uma empresa de agronegócios”

Elaborada por:

Michele Nöremberg

Como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em

Engenharia de Produção

Aprovado em: 05/dezembro/2012

Pela Comissão Examinadora

________________________________________________________

Doutor. Édio Polacinski

Presidente da Comissão Examinadora

Orientador

_______________________________________________________

Doutor. Ademar Michels

FAHOR – Faculdade Horizontina

______________________________________________________

Mestre. Valtair de Jesus Alves

FAHOR – Faculdade Horizontina

Horizontina

2012

3

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho especialmente aos meus pais Edir e Irmdraute, aos meus irmãos Mikael e Diovana, e ao meu esposo Diogo que sempre estiveram junto comigo.

4

AGRADECIMENTO

Agradeço primeiramente a Deus por proporcionar todos esses anos de grandes lutas e vitórias e me acompanhar me indicando sempre o melhor caminho!

Agradeço àqueles que me deram a vida e me ensinaram vivê-la com dignidade. Que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudesse realizar os meus. A vocês, pais por natureza, por opção e amor, não bastaria dizer, que não tenho palavras para agradecer tudo isso. Mas é o que me acontece agora, quando procuro arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar. Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras. Amo vocês!

Agradeço ao meu esposo Diogo, pela compreensão nos dias em que deixei de estar ao seu lado para cumprir esta etapa da minha vida, muito obrigada meu amor.

Agradeço a empresa que oportunizou esta pesquisa, e as pessoas que me auxiliaram na construção deste trabalho.

Agradeço aos amigos e colegas que me acompanharam de perto nesta caminhada.

Juntam-se a estes os agradecimentos aos mestres que me mostraram o caminho pra chegar aqui. Em especial ao meu orientador Doutor Édio Polacinski, pela sua dedicação e conhecimento.

5

"Qualidade, no sentido de ausência de deficiências, deve em longo prazo, buscar a perfeição."

Joseph Moses Juran.

6

RESUMO

As exigências de mercado induzem as empresas a aumentar, de maneira contínua, o enfoque no quesito qualidade. Para isso, o atendimento das especificações é muito importante, pois como consequência, o cliente ficará satisfeito com o produto, e a empresa com menor incidência de não conformidades. Neste sentido, destaca-se o objetivo de pesquisa que é identificar as causas e propor melhorias no processo de aprovação de PPAP condicional em uma empresa de agronegócios. Para tanto, observa-se que esse TFC tem como metodologia a pesquisa-ação, uma vez que o pesquisador oferece as diretivas de pesquisa durante todo o estudo na empresa pesquisada. Como principais resultados de pesquisa evidencia-se que foi possível identificar 52 registros de causas de PPAP condicional que foram agrupadas por similaridade originando 6 causas principais. Além disso, ressalta-se que através da aplicação de ferramentas da qualidade priorizou-se as 3 principais causas, assim identificadas: Processo de solda não atende as especificações do desenho; Processo de primários não atende as especificações do desenho; Problemas no desenho da peça. A partir dessas foram identificadas suas causas raízes que foram priorizadas, resultando em 6 principais, bem como para as 6 causas raízes priorizadas, foi elaborado um plano de ação originando 14 ações de melhorias para o processo de aprovação de PPAP condicional, conforme objetivo de pesquisa, das quais se destaca: Analisar o impacto da peça no conjunto, comparando tolerâncias entre peça e conjunto; Analisar o funcional da peça e limitações do processo; Revisar detalhadamente as especificações do desenho; Criar um banco de dados para atualizar ou gerar os modelos/projetos em 3D dos dispositivos que não possuem.

Palavras-chaves:

PPAP condicional - Identificação de causas - Propostas de melhorias -Empresa de agronegócio.

7

ABSTRACT

Market demands induce firms to continuously

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com