TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potencialidades E Desfios Da Reforma Psiquiatrica

Trabalho Universitário: Potencialidades E Desfios Da Reforma Psiquiatrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  419 Visualizações

As ideias e propostas fundamentadas na reforma psiquiátrica, ocorrida no Brasil, são, sem dúvida alguma, extremamente importantes na nova política de assistência à saúde mental.

No artigo: “Desafios da Reforma Psiquiátrica no Brasil”, de Benilton Bezerra Jr, é nítido a posição do autor quanto a desinstitucionalização e a redução de hospitais psiquiátricos com o intuito, muitas vezes, apenas curativo do paciente mental. Mostrando, entre outras coisas, a importância, não somente, do tratamento farmacológico, mas também, a garantia dos direitos humanos e da dignidade desse paciente, garantindo, principalmente, a ampliação de sua autonomia e inserção social. Fazendo com que a loucura e o sofrimento psíquico ultrapasse as fronteiras do discurso técnico, gerando respeito, tolerância e responsabilidade por esse tipo de paciente.

É importante, também, frisar à atuação e preparação dos profissionais de saúde, desde o agente comunitário ao médico, na garantia e fornecimento dos direitos anteriormente citados e intrínsecos a todo ser humano, para a partir daí possibilitar o recebimento adequado e capacitado aos pacientes psíquicos.

Diante disso, algumas considerações devem ser feitas para uma boa realização dos princípios abordados no artigo e da reforma psiquiátrica, como: uma maior acessibilidade e equidade aos pacientes psíquicos; formação de recursos humanos procurando uma maior qualificação técnica e teórica dos profissionais garantindo, inclusive, remunerações dignas; e o debate cultural procurando, sempre, a inclusão social e a superação do valor atribuído ao modelo hospitalocêntrico.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com