TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Tipos De ácidos Nucleicos

Artigo: Principais Tipos De ácidos Nucleicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/1/2014  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  1.220 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE ROBINSOM.

Questão 06

- Quais são as características dos principais tipos de ácidos nucleicos ?

Os principais ácidos nucleicos são o ácido ribonucleico (RNA) e o ácido desoxirribonucleico (DNA). São macromoléculas de natureza química, formadas por nucleotídeos, grupamentos fosfórico, glicídio e uma base nitrogenada, compondo o material genético contido nas células de todos os seres vivos. Ambos estão relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular e transmissão hereditária das características.

Nas diferenças entre o RNA e o DNA, estão presentes o peso molecular, relativo a quantidade do tamanho da molécula; estruturais como por exemplo a diferença das bases nitrogenadas (púricas e pirimídicas ); a conformação linear ou celular dos filamentos e a duplicidade complementar observada no DNA, diferente do unicidade do RNA.

Características do RNA.

RNA significa ácido ribonucleico, ele é constituído por uma pentose, um fosfato e tem como base nitrogenada a adenina, guanina, citosina e uracila. O RNA é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA. Depois de pronto o RNA segue para o citoplasma, onde desempenhara sua principal função que é controlar a síntese de proteínas.

Existem três tipos de RNA.

O RNA mensageiro (RNAm): É o responsável por levar a informação do DNA ate o citoplasma, onde a proteína será produzida. É a partir dessa informação que o RNA mensageiro ira determinar quais são os aminoácidos necessários para a formação de determinada proteína.

O RNA transportador (RNAt): Também é produzido a partir de uma fita de DNA. Esse RNA é assim chamado, porque tem a função de transportar os aminoácidos que serão utilizados na formação das proteínas até os ribossomos, onde haverá de fato a síntese das proteínas.

O RNA ribossômico (RNAr): Chamado por alguns de RNA ribossomial, faz parte da constituição dos ribossomos. É nos ribossomos que a sequencia de bases do RNA mensageiro é interpretada e a proteína de fato sintetizada.

Características do DNA.

O DNA é o ácido nucleico que armazena todas as informações relativas ao individuo, ou seja, é responsável por armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARN’s.

O DNA é constituído por longos polímeros formados por inúmeras unidades de nucleotídeos que são compostos ricos em energias e que auxiliam no processo de biossínteses nas células. Cada nucleotídeo é formado por uma base hidrogenada, uma pentose e fosfato. Ao formar um nucleotídeo o fosfato e uma base nitrogenada se ligam ao açúcar. As bases hidrogenadas são: adenina, timina, guanina e citosina.

A cada faixa de DNA, existem milhões de combinações entre as bases. São essas diferentes combinações que provocam as diferenças entre as características de cada individuo.

A molécula de DNA, apresenta dois filamentos de nucleotídeos unidos pelas bases hidrogenadas. Esses filamentos torcidos formam uma dupla hélice, sendo que cada nucleotídeo esta aparelhado em sentindo oposto. Cada trecho do DNA é chamado de gene,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com