TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Gerais Da Bioética

Trabalho Escolar: Princípios Gerais Da Bioética. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 3

1) Relacione e analise os princípios gerais estabelecidos pela Bioética moderna.

2) Explique a relação da Bioética com a interdisciplinaridade.

Poste sua atividade no Portfólio.

1] A bioética tem como objetivo o respeito à dignidade e valor humano, para que não percamos o respeito pelo ser humano, bem como, do homem com aos animais e vegetais. Não podemos cometer abusos ou inventar coisas novas sem unir ciência e consciência, buscando sempre uma atitude responsável. Podemos afirmar que a bioética em aspectos gerais luta pelo respeito ao indivíduo. É notório que estamos em um mundo com avanços científicos e tecnológicos cada vez mais surpreendentes, isto é, podemos fazer ou desenvolver praticamente tudo. Mais vale tudo para chegar ao resultado? Posso utilizar pessoas para essas experiências? E certo manipular genes de alimentos para maior produção sem saber das consequências futuras? São essas e outras questões tratadas pela bioética. Não podemos ter como ideia que a bioética seja uma saber específico da medicina e biologia, no entanto, outras ciências como as ciências humanas, a própria ética, o direito, a filosofia e outros saberes auxiliam para um questionamento ético e moral. Mais quando falamos em bioética devemos saber que em cada país existe uma legislação, onde cada qual decide em leis o que é ético ou não, tornando esse assunto amplamente discutido e debatido.

A Bioética não é uma disciplina e sim um encontro de várias disciplinas, discursos e organizações para levantamento de questões éticas, legais e sociais em consequência dos avanços da medicina, ciência e biotecnologia. Desta maneira a bioética está inteiramente ligada com a interdisciplinaridade para uma visão dinâmica que somente todas as disciplinas juntas e cabeças pensantes das mais variadas áreas criem um diálogo mais proveitoso e consensual.

2] A Bioética tem, igualmente, uma abordagem sistemática, não se limitando a solucionar problemas isolados. Baseia-se para tal na análise rigorosa dos fatos, mas coerente ao solucionar diversos dilemas morais, utilizando como referenciais critérios e princípios básicos. Diego Gracia propõe que existem dois diferentes processos decisórios em Bioética: o macro e o micro. O processo decisório macrobioético depende da vontade geral, entendida através do referencial de Rousseau, é uma decisão pública, através da via política. O processo decisório microbioético, por sua vez, depende da vontade individual, é uma decisão privada e solitária. Segundo Pellegrino, a decisão não deve ser tomada pelo médico em lugar do paciente, nem por este independentemente do médico ou da comunidade. A condição moralmente ótima é aquela na qual a decisão provém solidariamente do médico e do paciente. O médico deve tomar as decisões com o paciente e no interesse deste mesmo paciente. Os fatos se percebem, os valores se estimam, ou apreciamos ou desprezamos. Segundo Max Scheller, toda a percepção está baseada em valoração. De acordo com Diego Gracia, não se pode tomar decisões baseando-se apenas em fatos! A decisão baseada apenas nos fatos é um erro. Os valores são componentes respeitáveis deste processo. Tomar decisões sem usar os valores é incorreto.

Isto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com