TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção De Antiflamatorios

Monografias: Produção De Antiflamatorios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de microbiologia.

Alexander Fleming, bacteriologista, publicou em 1929, em Londres,um trabalho relatando as propriedades estudadas em meios de culturas de -Staphylococcus aureus-, contaminadas por um fungo existente no ar, pertencente ao gênero -Penicillium notatun- inibindo o crescimento. A substância produzida pelo fungo, depois de isolado, foi denominado de penicilina reconhecida por Fleming, como de possível utilização nos tratamentos das infecções, descoberta esta, que não foi de imediato valorizada na sua extensão terapêutica, permanecendo como uma curiosidade. Em 1939 foi descoberta a tirotricina por Dubos, obtida a partir de -Bacillus brevis-, isolados do solo, entretanto esta substância mostrou-se ser extremamente tóxica em uso sistêmico.

Durante a Segunda Guerra Mundial a demanda de quimioterápicos para tratar as infecções de feridas levou ao desenvolvimento de um processo de produção de penicilina e ao início da era dos antibióticos. Esta continua sendo na atualidade a área mais importante na investigação da microbiologia industria

Do grande número de antibióticos conhecidos de origem microbiana, somente 123 são produzidos atualmente por fermentação. Além disso, mais de 50 antibióticos são produzidos como compostos semi-sintéticos e três antibióticos: o cloranfenicol, a fosfomicina e a pirrolnitrina produzem-se de forma completamente sintética.

Grupos microbianos que produzem antibióticos

Os antibióticos são produzidos por bactérias, actinomicetos e fungos.

Entre os fungos, somente os antibióticos produzidos por Aspergillaceae e Moniliales são de importância prática. Os compostos isolados a partir de basidiomicetos não têm uso prático.

Entre as bactérias, existem muitos grupos taxonômicos que produzem antibióticos. Maior variedade em estrutura e número de antibióticos é encontrada nos actinomicetos, especialmente no gênero Streptomyces. Outro importante grupo de substâncias são os antibióticos peptídicos, produzidos por bactérias do gênero Bacillus.

Classificação dos antibióticos

Os antibióticos podem ser classificados de acordo com seu espectro antimicrobiano, mecanismos de ação, cepa produtora, forma de biossíntese ou estrutura química.

Aplicações dos antibióticos

Os antibióticos são usados principalmente como agentes terapêuticos nas infecções causadas por microrganismos sensíveis a eles. A maior parte dos antibióticos são fabricados como agentes antimicrobianos para quimioterapia.

Antibióticos antitumorais: estes antibióticos são utilizados clinicamente como agentes citostáticos. Geralmente são tóxicos, mas com um cuidadoso controle das doses alguns destes antibióticos são eficazes no tratamento de certos tipos de tumores.

Atualmente são desenvolvidos antibióticos de uso exclusivo em plantas.

Os antibióticos são usados também em alimentos. Utilizam-se os seguintes compostos: pimaricina, um fungicida aplicado à superfície dos alimentos; tilosina (eficaz contra os esporos de Bacillus) e nisina (eficaz contra clostrídios), ambos utilizados na indústria de conservas.

Antibióticos são utilizados também como estimuladores do crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com