TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteção da Biodiversidade

Artigo: Proteção da Biodiversidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Artigo  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Proteção da Biodiversidade

O conhecimento da biodiversidade e suas formas de vida, que é direcionada a todos seres vivos e seus elementos. Em todo o planeta, praticamente não existe um ecossistema que não tenha sofrido influência direta e ou indireta do homem, como por exemplo, contaminação ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia. A adição dos contaminantes pode provocar reaçoes directamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estas reaçoes serem causadas pelos contaminantes, ou por elementos resultantes dos contaminantes, resultando na diminuição da diversidade de hábitats e perda da biodiversidade. O Impacto pode ser determinado como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente consequente de atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem a saúde, a segurança e o bem-estar da população.

A avaliação de impactos ambientais em ecossistemas tem sido realizada através da medição de alterações nas concentrações de variáveis físicas, químicas e biológicas.

Ao longo deste processo tem-se o progresso dos centros urbanos, às custas de degradação ambiental, diminuição da oferta de recursos naturais, gerando crise energética, diminuição da produção de bens, e a crise econômica. Além disso, consideramos ainda que em áreas com grande concentração da parcela miserável da sociedade, tem-se uma pressão ainda maior sobre os recursos naturais, decorrentes da total desinformação e falta de recursos, aliada às péssimas condições de vida. Como resultado, observa-se que em áreas onde se concentram as moradias de menor nível social e econômico (p.ex. favelas), os ecossistemas aquáticos transformam-se em grandes corredores de esgoto a céu aberto, muitas vezes sendo também local de despejo de lixo, com enorme potencial de veiculação de inúmeras doenças.

Aliado ao crescimento do setor produtivo, o perfil sócio-ambiental brasileiro apresenta algumas características dramáticas.

Devastação ambiental crescente e desenfreada, levando à perda da biodiversidade e comprometimento dos processos ecológicos.

Consciência ambiental ainda limitada por parte do meio empresarial e do mercado consumidor.

O que se sabe é que há ainda muito a ser descoberto sobre a biodiversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com