TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUÍMICA EXPERIMENTAL - TÉCNICA EM SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Por:   •  11/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

           [pic 1]                                   [pic 2]

       

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CAMPUS SUMÉ

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO

UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS.

DOCENTE:

DISCENTE:  (MATRICULA:)

(MATRICULA:)

1º Relatório da aula prática de QUÍMICA EXPERIMENTAL

TÉCNICA EM SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Laboratório de Química Experimental do CDSA

DATA: //

SUMÉ

2018

       

Sumário

INTRODUÇÃO        1

OBJETIVOS         2

Objetivo geral         2

Objetivo específico        2

METODOLOGIA         3

Material          3.1

Reagentes          3.2

Modo de proceder          3.3

RESULTADOS E DISCUSSÃO         4

CONCLUSÃO         5

REFERÊNCIAS         6

  1. INTRODUÇÃO

Para estudar a célula dependemos de técnicas e instrumentos que foram e vem sendo desenvolvidos juntamente com as descobertas e o progresso da biologia celular. Desde a antiguidade já havia tentativas de reforçar a visão com o auxílio de dispositivos ópticos. A partir do século XIV, as lentes começaram a ser usadas comumente para corrigir defeitos de visão e como dispositivos de aumento.

Supõe-se que o microscópio foi inventado por Zacarias Janssen, óptico holandês; é certo, porém que ele deu um ao arquiduque da Áustria de presente, em 1590. No início do século XVII surgiu o microscópio composto, constituído de uma lente objetiva e de uma ocular e, no ano de 1625, Giovanni Faber cunhou o termo microscópio. Seu inventor ainda não é conhecido. Em 1655, Hooke utiliza o microscópio composto para descrever pequenos poros e secções de rolhas, que chamou de “células”. O uso do microscópio atingiu seu apogeu com Leewwnhoek, que é considerado o primeiro verdadeiro microscopista.

Os microscópios são classificados em: óptico, fluorescência comum, fluorescência confocal, contraste de fase e interferência de Nomarski, polarização, eletrônico de transmissão, eletrônico de varredura, crioeletrônica.

O microscópio apresenta elementos mecânicos, de iluminação e óticos. Os componentes mecânicos são: base, joelho, braço, parafusos macro e micrométricos, canhão, revólver e mesa. Os elementos de iluminação são representados pelo espelho, condensador e diafragma. Já os componentes óticos são compostos por lentes oculares (ampliação de 10X) e objetivas (ampliação de 4X, 10X, 40X e 100X)

         

        

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

A aula prática de química experimental teve como objetivo demostrar os processos de separação de misturas heterogenia e homogenia.

  1. Objetivos específicos

Conhecimento, visualização e separações das misturas homogenia e heterogenia;

 

Observação da densidade da mistura heterogenia

3 METODOLOGIA

3.1 – MATERIAL

  • Papel de filtro, bureta, balão de fundo, béquer, erlermeyer, funil de vidro, bastão de vidro, pisseta.

3.2 – REAGENTES

  • Óleo, água, maizena.

3.3 – MODO DE PROCEDER

  • Primeiramente, a professora Ilza, fez uma mistura homogenia, com água e maizena, através dessa mistura, ela fez a gente separar a mesma com a técnica de separação de filtração simples. verificar na Figura 1.
  • A seguir, foi feita uma mistura heterogenia, com agua e óleo, após feita a mistura observamos a separação da mesma. Verifica na figura 2.

[pic 3]

Figura 1. Na imagem visualizamos a técnica de separação de misturas, filtração simples. Utilizamos um funil de vidro ao qual adaptamos um cone, feito de papel de filtro. Com pequenos jatos de água, utilizado o auxílio da pisseta para umedece o papel de filtro. Colocamos o funil de vidro e o papel de filtro num suporte, e embaixo dele colocamos um béquer para recolher o filtrado. Efetuar a filtração, tomando o cuidado de não encher o filtro até a borda. Os últimos traços do sólido são transferidos para o papel de filtro com pequenas porções do solvente. Após a filtração, a fase sólida fica retida na superfície do papel de filtro e a fase líquida, no béquer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (393.9 Kb)   docx (234.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com