TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA

Artigos Científicos: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  2.212 Visualizações

Página 1 de 5

UniEvangélica – Centro Universitário de Anápolis

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Química

Professor: Luzinete

Acadêmicas: Beatriz Fontoura

Gabriella Vilela

Mariana Germano

Pauline Pereira

RELATÓRIO QUÍMICA – AULA 03/04

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA

Anápolis/GO

2013

Título: Métodos de separação de misturas homogênea e heterogênea

Objetivos:

Conhecer os mecanismos do processo que envolve a separação dos componentes de uma mistura homogênea e heterogênea pelo método da destilação simples e decantação, respectivamente.

Introdução teórica:

As misturas são constituídas por mais de uma substância, podendo ou não apresentar fases. As que apresentam fases são denominadas heterogêneas, as que não apresentam denominam-se homogêneas.

Os componentes que compõem as misturas podem ser separados. Existem diferentes técnicas que podem ser aplicadas para essa separação. Tais técnicas dependem do tipo de mistura.

Um dos processos para separar as misturas homogêneas é a destilação simples. Este consiste em separar líquidos e sólidos com diferentes pontos de ebulição.

Utilizando balão de fundo chato, manta aquecedora e reostato, suporte universal com garra, termômetro, mangueiras, condensador e erlenmeyer, o seguinte sistema pode ser montado:

Com esse sistema é possível separar o líquido, inicialmente em forma de vapor, da outra amostra em questão. O condensador possui um balão de destilação onde a mistura é aquecida. Os vapores produzidos por esse aquecimento passam pelo condensador onde são resfriados e transformados em líquido novamente através do processo de liquefação. A parte sólida da mistura não se evapora, pois é um composto iônico e portanto apresenta temperatura de ebulição muito alta, sendo assim permanece no balão de destilação.

A decantação é um exemplo de processo utilizado para a separação de misturas heterogêneas. Com essa técnica, é possível separá-las quando são formadas por um componente sólido e um líquido ou por dois componentes líquidos que não se dissolvem entre si (imiscíveis). Montando-se um sistema com a ajuda de um suporte universal, funil de decantação e béqueres, aplicando nele a mistura, observa-se que com o passar do tempo as substâncias se separam por diferença de densidade.

Material e reagentes:

• Destilação simples:

Balão de fundo chato

Manta aquecedora e reostato

Suporte universal com garra

Termômetro

Mangueiras

Condensador

Proveta 25 mL

Erlenmeyer

Solução de CuSO4.H2Od

• Decantação:

Suporte universal

Funil de decantação

Béqueres

Pipeta de Pasteur

Provetas de 25 mL

Óleo

Água

Procedimento experimental:

• Destilação simples:

Com o auxílio de uma proveta de 25 mL recolheu-se uma amostra de solução homogênea de CuSO4. H2Od. Esta solução aquosa foi transferida para o balão de fundo chato depositado sobre a manta aquecedora. A montagem do sistema de destilação simples encontra-se disponível na figura 1. Acionou-se a torneira para gerar o fluxo de água gelada dentro do condensador. O sistema foi aquecido lentamente e através do reostato regulou-se a temperatura em torno de 95 a 97 ⁰C (Figura 2). No final da destilação o condensador e a fonte de aquecimento foram desligados.

• Decantação:

Através de uma pipeta de Pasteur transferiu-se 10 mL de óleo e 10 mL de água para duas diferentes provetas de 25 mL e deste modo, para o funil de decantação. Este foi devidamente fechado com o auxílio de uma tampa, podendo assim ser agitado, obtendo-se uma emulsão (dispersão molecular) entre as substâncias. Após deixar o sistema em repouso para que se observasse a separação de fase entre o óleo e a água, a tampa foi retirada, a torneira foi aberta e cuidadosamente retirou-se a fase mais densa pela parte inferior do balão de destilação para o béquer 1 e posteriormente a fase menos densa para o béquer 2. A montagem do sistema de decantação encontra-se disponível na figura 5.

Resultados e discussões:

Figura 1:

Figura 2:

Pôde-se observar após todo o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com