TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os lipídios

Artigo: Quais são os lipídios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Lipídeos

1) Quais são os principais tipos de lipídeos?

Os principais tipos de lipídeos são os triglicerídeos (gorduras e óleos), fosfolipídeos, ceras e esteroides.

2) Qual é a fórmula estrutural do glicerol? E a qual grupo funcional da química orgânica pertence esta molécula?

O glicerol é uma cadeia linear de três carbonos; o carbono central está ligado a um radical hidroxila (-OH) e um átomo de hidrogênio. Os outros dois carbonos das extremidades estão ligados cada um a um radical hidroxila e dois átomos de hidrogênio. Espacialmente, a molécula de glicerol apresenta os grupos hidroxila virados para o mesmo lado.

3) Como são feitos os triglicerídeos?

Os triglicerídeos, gorduras ou óleos, são feitos a partir da ligação entre ácidos graxos e uma molécula de glicerol. As hidroxilas de cada um dos ácidos graxos e cada uma dos hidrogênios que formam a hidroxila do glicerol se ligam, liberando três moléculas de água, sua reação esterificadora.

4) O que são os fosfolipídeos?

Os fosfolipídeos são moléculas feitas de glicerol ligados a duas longas cadeias de ácidos graxos e um grupo fosfato (PO4-3). Além disso, os fosfolipídeos são moléculas anfipáticas, isto quer dizer, elas têm uma parte apolar (a longa cadeia de ácidos graxos) e uma parte polar (relacionada ao grupo fosfato).

Os fosfolipídeos são as principais moléculas que formam a membrana plasmática. A esfingomielina, macromolécula que forma a bainha de mielina nos axônios no sistema nervoso, é um fosfolipídeo também.

5) O que são esteroides? Quais são os exemplos de esteroides que têm função biológica?

Os esteroides são lipídeos formados a partir da combinação de quatro anéis de carbono, três deles feitos com seis carbonos cada e um feito com cinco carbonos na sua extremidade. A união entre cada anel é feita através do compartilhamento de dois átomos de carbono que pertencem aos dois anéis.

Os sais biliares, colesterol, os hormônios sexuais (estrógeno, progesterona e testosterona), os corticoesteroides e a pro-Vitamina D são exemplos de esteroides.

6) O que são moléculas hidrofóbicas (ou regiões hidrofóbicas de uma molécula)? O que são moléculas hidrofílicas? Como elas são caracterizadas de acordo com a polaridade?

Moléculas hidrofóbicas são aquelas que tem pouco o nenhuma propensão a se dissolver na água (hidro = água, fobia= medo). Moléculas hidrofílicas, ao contrário, são aquelas que têm grande propensão a se dissolverem na água (filia = atração).

A água é uma molécula polar. Lembre-se da regra que “iguais se dissolvem em iguais” e você vai concluir que substâncias hidrofóbicas são moléculas apolares e hidrofílicas são moléculas polares.

7) Solventes como o benzeno e o éter são polares ou apolares?

Benzeno e éter são moléculas sem porções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com