TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem precisa usar indutor de ovulação?

Tese: Quem precisa usar indutor de ovulação?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Tese  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

Quem precisa usar indutor de ovulação?

Indutores de ovulação como o citrato de clomifeno (vendido no Brasil com os nomes Indux, Serophene, Clomid, entre outros) são usados em mulheres que ovulam de maneira irregular ou que nem chegam a ovular, incluindo as portadoras da síndrome dos ovários policísticos.

A indução é feita quando o histórico médico de um casal mostra que a mulher não apresenta alterações anatômicas, como obstrução das trompas, e o homem tem sêmen normal (diagnosticado através de um espermograma).

O clomifeno também é utilizado em casos de infertilidade inexplicada.

Minha amiga tomou indutor e engravidou. Posso tomar também?

Medicamentos para induzir a ovulação só devem ser usados sob orientação médica. Só o especialista sabe qual é a droga adequada para o seu caso.

Existe um estudo que ligou o risco de câncer de ovário ao uso de indutor por mais de 12 ciclos, mas a relação entre indutores e câncer não está totalmente comprovada.

Qualquer remédio ligado à fertilidade pode causar uma série de efeitos colaterais, como alterações de humor, inchaço nos ovários, dor abdominal, dor nos seios, insônia, enjoos e vômitos, além de visão embaçada, dor de cabeça, cansaço, irritabilidade, depressão, ganho de peso e, em casos mais raros, cistos no ovário.

O indutor também pode causar uma certa "secura" na sua vagina.

Mulheres que tomam o clomifeno junto com outras drogas, como a gonadotrofina menopausal, correm o risco de ter síndrome da hiperestímulo ovariano, um problema grave que faz com que o abdome se encha de líquido, e que pode exigir internação. É raro, porém, que o hiperestímulo aconteça apenas com o uso do clomifeno.

O hiperestímulo ovariano acontece porque os ovários respondem "bem demais" aos indutores, e produzem um excesso de óvulos. O problema pode provocar até a morte, por isso é preciso ficar atenta a dores abdominais e a um aumento súbito de peso.

Como o indutor funciona?

O princípio ativo do clomifeno é o citrato de clomifeno, uma droga administrada na forma de pílulas. O agente aumenta os níveis de dois hormônios, o que estimula os ovários e a liberação de um óvulo.

É assim: o medicamento diz à sua hipófise que produza mais FSH (o hormônio que estimula os folículos). Com a ação do FSH, os ovários preparam alguns óvulos para a liberação.

Quando o medicamento termina, o hipotálamo (parte do cérebro que regula funções básicas, como a temperatura) libera o hormônio luteinizante (LH). O LH sinaliza aos ovários que está na hora de liberar os óvulos maduros de seus folículos. É a ovulação.

Por quantos ciclos posso usar o indutor?

A maioria das mulheres é submetida ao uso de indutor por no máximo entre 3 e 6 ciclos. Pode ser que você precise de um ou dois ciclos para começar a ovular regularmente. Depois de 6 meses, se o tratamento não tiver tido resultado, o médico deve discutir outras opções com você.

Existe a recomendação de que o tratamento no total dure até 12 ciclos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com