TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório 1: Indutores

Trabalho acadêmico: Relatório 1: Indutores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ELETRECIDADE APLICADA

Professor: PAULO

ENGENHARIA MECÂNICA

Anderson Salata RA 1299124190

Anderson Rocha RA 1299124418

Antoniel Brito RA 1299124219

Anderson Mauricio RA 1299123576

SUMARÉ - SP

OUTUBRO

FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ELETRECIDADE APLICADA

Professor: PAULO

ENGENHARIA MECÂNICA

SUMARÉ - SP

OUTUBRO

Relatório 1: Indutores

Lei de Lenz: O sentido da corrente é contrário da variação do campo magnético que lhe deu origem. Existindo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Tendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentido do fluxo magnético da fonte. Quando um ímã é movimentado nas imediações de uma espira condutora a Lei de Faraday prediz a ocorrência de uma força eletromotriz induzida na espira. A força eletromotriz induzida é consequência da variação do fluxo magnético produzido pelo magneto que se aproxima ou se afasta da espira. A existência de uma força eletromotriz sobre um circuito condutor fechado (a espira) causa uma corrente elétrica na espira e, devido à resistência elétrica da espira, ocorre dissipação de energia. Da Lei de Lenz podemos profetizar que o ímã sofrerá uma força magnética em oposição ao seu movimento de aproximação ou de afastamento da espira. Ou seja, quando um magneto é movimentado nas imediações de uma espira condutora, em consequência da corrente induzida, o ímã é freado. Esta força de frenagem no ímã é maior se a velocidade dele em relação à espira for maior, pois de acordo com a Lei de Faraday, o valor da força eletromotriz induzida na espira depende da rapidez com a qual o fluxo magnético varia através da espira.

Por outro lado, quanto maior for a força eletromotriz, maior será a corrente induzida. Consequentemente, como a força magnética de frenagem depende da corrente induzida, a força aumenta quando cresce a velocidade do magneto em relação à espira. Os freios magnéticos inicialmente foram utilizados para facilitar as frenagens em geral principalmente de trens sendo uma inovação tecnológica, isto após estudos sobre Lei de Faraday e Lenz, assim sendo formulados com bases de eletromagnetismo. O trabalho sugeria uma melhor segurança e substituição na área de freios assim evitando vários acidentes. Ao longo do tempo fora implantado também em carretilhas de pesca sendo uma novidade com o menor peso, grande capacidade de tração e o grande melhoramento seriam a enorme capacidade e desempenho no arremesso. O freio também já foi introduzido na bicicleta ergométrica utilizada para exercícios físicos, nos grandes guindastes, e inclusive já foi criada uma patente onde o freio magnético é utilizado em cadeiras de roda para os deficientes terem melhor acesso.

No experimento praticado utilizamos dois tubos ocos, um de cobre e um de acrílico, duas peças de massas iguais; sendo uma um imã. Verificamos primeiro o tempo de queda dos dois pedaços de metal no tubo cilíndrico, sendo igual o tempo de queda dos dois. Depois verificamos o tempo de queda dos dois pedaços de metal no tubo de cobre, sendo que o imã não é atraído pelo cobre. Vimos que o tempo de queda do imã é maior no tubo de cobre do que o do pedaço de metal não magnético.

Isso acontece porque quando o imã é abandonado por dentro do cilindro de cobre ocorre com que um seja criado um campo magnético variado por dentro do cilindro, gera uma força induzida devido a lei de Faraday, provocando uma corrente elétrica, porque o circuito é fechado. Os campos magnéticos das correntes induzidas no tubo se opõem às variações do (fluxo magnético) do campo indutor (campo do imã que cai ).

De acordo com a lei de Lenz, as correntes induzidas circularão de forma a se opor ao afastamento do magneto em relação às espiras acima dele (atraindo-o) e à aproximação do magneto em relação às espiras abaixo dele (repelindo-o) aparecendo no magneto uma força que se opõem à sua queda.

Passo 3 : Os valores comerciais encontrados no mercado para indutores em Henry (H) :

1.0H 1.1H 1.2H 1.3H

1.5H 1.6H 1.8H 2.0H

2.2H 2.4H 2.7H 3.0H

3.3H 3.6H 3.9H 4.3H

4.7H 5.1H 5.6H 6.2H

6.8H 7.5H 8.2H 9.1H

Para obter os demais valores basta multiplicar por : mili , micro, nano e pico.

Relatório 2: Capacitores

Os valores comerciais encontrados no mercado para Capacitores em Farads (F) :

1.0F 1.1F 1.2F 1.3F

1.5F 1.6F 1.8F 2.0F

2.2F 2.4F 2.7F 3.0F

3.3F 3.6F 3.9F 4.3F

4.7F 5.1F 65.6F 6.2F

6.8F 7.5F 8.2F 9.1F

Para obter os demais valores multiplique pelos seus submúltiplos: mili , micro, nano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com