TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario De Anatomia Humana

Monografias: Questionario De Anatomia Humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  2.480 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário de Anatomia Humana

1) Qual a definição de Anatomia?

Anatomia é o estudo da estrutura, classificação do corpo humano, situação e relações das diferentes partes do corpo de animais ou plantas.

2) Como o corpo humano é dividido?

Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros. A cabeça se divide em face e crânio. O tronco em pescoço, tórax e abdome. Os membros em superiores e inferiores. Os membros superiores são divididos em ombro, braço, antebraço e mão. Os membros inferiores são divididos em quadril, coxa, perna e pé.

3) O que é posição anatômica?

A posição anatômica é uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano. Na posição anatômica, o corpo estudado deve ficar na posição ereta (de pé, posição ortostática ou bípede),com a face voltada para frente e o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, paralelos ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés(artelhos) voltados para frente .

4) Quais são os planos de delimitação e secção do corpo humano?

Planos de delimitação do corpo humano

Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos tangentes à sua superfície, os quais, com as suas intersecções, determinam a formação de um sólido geométrico

As faces desse paralelepípedo possuem os seguintes planos correspondentes:

• Dois planos verticais, um tangente ao ventre (plano ventral ou anterior) e um ao dorso (plano dorsal ou posterior). Estes planos e outros a eles paralelos, são também chamados de planos frontais por serem paralelos à fronte. A denominação ventral e dorsal é reservada ao tronco e anterior e posterior aos membros.

• Dois planos verticais tangentes aos lados do corpo - planos laterais direito e esquerdo.

• Dois planos horizontais, um tangente à cabeça - plano cranial ou superior - e outro à planta dos pés - plano podálico (de podos = pé) ou inferior.

O tronco isolado é limitado, inferiormente, pelo plano horizontal que tangencia o vértice do cóccix, ou seja, o osso que no homem é o vertígio da cauda de outros animais. Por essa razão, este plano é denominado caudal.

Planos de secção do corpo humano

Além dos planos de delimitação do corpo humano, é possível traçar também os planos de secção. São eles:

• O plano que divide o corpo humano em lado direito e esquerdo é denominado mediano (figura 2). Toda secção do corpo realizada por planos paralelos ao mediano é chamada de secção sagital (figura 3), e os planos de secção são também chamados sagitais. O nome deriva do fato de que o plano mediano passa pela sagitta (que significa seta) do crânio fetal.

Figura 2

• Os planos de secção paralelos aos planos ventral e dorsal, são chamados de frontais e a secção também é denominada frontal (figura 3).

• Os planos de secção que são paralelos aos planos cranial, podálico e caudal são horizontais. A secção é denominada transversal (figura 3).

5) O que são eixos e quais são os eixos do corpo humano?

São linhas também imaginárias traçadas no indivíduo dentro do sólido geométrico. São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com