TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Humana

Artigo: Anatomia Humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 5

Neste momento irei começar a explicar cada importância que o sistema locomotor, o músculo esquelético, o aparelho cardiorrespiratório, o sistema digestório tem para as nossas vidas, também irei falar e esclarecer algumas duvidas sobre a obesidade infantil.

O sistema locomotor, ou sistema esquelético, sustenta e protege os órgãos internos, armazena minerais e íons e produz células sanguíneas. O crânio é a estrutura mais complexa do esqueleto, sendo este constituído por 22 ossos nele está compreendendo o neurocrânio, que protege o encéfalo, e o bobnocrânio, que forma a face. A coluna vertebral sustenta o corpo, é constituída por 33 vértebras que se alternam com discos intervertebrais permitindo flexibilidade ao tronco.

O sistema músculo-esquelético humano consiste em mais de 600 ossos que constituem o esqueleto. Estes ossos estão fixos a outros ossos através de articulações e ligamentos estabilizantes. A flexibilidade é assegurada por mais de 205 músculos esqueléticos, que estão ligados ao esqueleto pelos tendões. Estes tendões são os pontos fracos da estrutura. O tempo de regeneração e adaptação dos tecidos dos tendões aumenta em comparação aos tecidos do músculo-esquelético, devido à vascularização reduzida. Este facto origina o período de desequilíbrio do aumento de crescimento muscular, por ex. pelo treino intensivo e uma adaptação abrandada ao tendão.

O corpo humano diferencia três tipos de tecido muscular:

• Tecido de músculo liso (por ex. órgãos internos)

• Tecido do músculo cardíaco

• Tecido do músculo-esquelético

O sistema cardiorrespiratório: O sistema circulatório e o sistema respiratório estão intimamente ligados, uma vez que é o sangue que transporta o oxigênio a todas as partes do corpo humano onde ele é necessário. O sistema circulatório é constituído por um órgão impulsionador - coração - e por vasos sanguíneos que transportam o sangue. Os vasos sanguíneos estão distribuídos de tal modo que, continuamente, levam o sangue do coração aos tecidos, voltando, em seguida, ao coração. Há três tipos de vasos - artérias e arteríolas - que levam o sangue para fora do coração; - capilares - que trocam materiais com os tecidos; - vênulas e veias - que trazem o sangue de volta ao coração. As células musculares obtêm a energia que necessitam para a sua contração através de dois mecanismos: o anaeróbio e o aeróbio. O mecanismo anaeróbio, que proporciona a obtenção de energia sem o consumo de oxigênio, embora seja o primeiro a ser ativado, é muito breve, já que as células musculares esgotam as suas reservas ao fim de poucos minutos.

O sistema digestório: O sistema digestivo é responsável pela transformação dos alimentos em migalhas pequenas, ou nutrientes, que serão utilizados pelas células. Ao conjunto de alterações sofridas pelos alimentos no interior do sistema digestório dá-se o nome de digestão. Tal processo é realizado por enzimas e os principais nutrientes obtidos são: ácidos graxos, aminoácidos, glicose, frutose e glicerol. É constituído pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas (são as salivares, o fígado e o pâncreas), o aparelho digestório é formado por boca, faringe, esôfago, estômago e intestino. Na boca há a presença da língua e dos dentes, esses têm a função de triturar os alimentos para facilitar a sua posterior digestão.

A digestão química por ação de enzimas (ptialina) tem início na boca, os alimentos impulsionados pela língua seguem para a faringe e em seguida para o esôfago (têm paredes musculares cujas contrações resultam os movimentos peristálticos, os quais permitem aos alimentos movimentar-se em direção ao estômago).

A passagem dos alimentos do esôfago para o estômago ocorre através da válvula cárdia, que tem a função de impedir o refluxo do alimento para o esôfago durante as contrações estomacais. Os alimentos no estômago sofrem a ação do suco gástrico (composto por muco, enzima pepsina e ácido clorídrico),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com