TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Resolvido

Casos: Questionário Resolvido. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

Leitura e escrita

By polianapopo | Studymode.com

Atividade

Questão 1

Levando-se em conta que o objetivo de leitura determina os sentidos produzidos nesta, podemos aferir que:

- na situação "a", pressupondo um internauta geral, com o intuito apenas de entretenimento, sua leitura será dispersa, indefinida, superficial, fragmentada e diversificada, tanto mais pela própria natureza do texto virtual (conforme MARCURSCHI, 2001).

- na situação "b", pressupondo um aluno comprometido com o aprofundamento de seu estudo, sua leitura será orientada, predefinida, vertical, contínua e específica, tanto mais pela própria natureza do texto científico.

Questão 2

Os conhecimentos prévios colaboram para a construção do sentimento entre o que o escritor objetivou transmitir e o leitor abstraiu e entendeu de um texto. No texto “o porco passado a limpo”, faz-se necessário acionar os conhecimentos prévios a parte do próprio título, pois ele suscita como uma das partes, de que o texto estaria falando de um porco que estava sujo e teria sido limpo, caso o leitor não possua o conhecimento do que seja duplicidade de sentido de uma expressão. Muito além do conhecimento prévio apresentado, o leitor acionaria os conhecimentos enciclopédicos ou de mundo para compreender o que está escrito. O conhecimento textualpara identificarmos a organização do texto e percebermos o objetivo do gênero textual. Dado os já citados como os demais (linguísticos, intertextual, e contextual) são necessários para interpretarmos o sentido de um texto.

Questão 3

Revista Época, abril de 2012, edição nº 726.

Atividades pré-textuais:

- Capa: Traz, como reportagem principal, o artista Paul McCartney, em seu tributo à música brasileira, com falas do cantor distribuídas pela capa, em uma espécie de reportagem “âncora”, ou seja, aquela que atrai os leitores. No canto superior, apresenta outras reportagens.

- Contracapa: Propagandas de anunciantes, como o Banco Bradesco, Volkswagen, entre outros.

- Sumário: Descreve as seções e suas reportagens, com imagens e cores distribuídas por seções.

- Editorial: Traz a opinião da redação da Revista a respeito da reportagem da capa, sobre o ex-beatle, assinada pelo diretor de redação, Hélio Gurovitz.

Com esses elementos, a Revista pretende motivar o leitor, fã de Rock ou não, com a reportagem exclusiva de Paul, exaltando o estilo “rock’n roll” e juvenil do artista.

Atividades textuais:

A Revista dedica a seção “Vida: para inspirar-se” ao eterno beatle e traz como título “A juventude eterna de Paul”, ressaltando que mesmo prestes acompletar 70 anos, o astro continua no auge, lotando estádios e fascinando novas gerações. Para conquistar seu público-alvo, que é ágil, usa construções em períodos curtos, contribuindo para uma leitura rápida e dinâmica. Assim, em letra capitular inicia o texto com a agenda de shows de McCartney e ressalva, em caixa alta, a idade de Paul, para marcar a ideia de um “velho astro” com um público tão jovem.

Nas imagens, Paul se veste com estilo jovem, de jean, e tênis, mostrando seu lado juvenil que acompanha sua carreira, ainda que seu público seja heterogêneo, de diversas faixas etárias. A seção, ainda, traz uma comparação com seu companheiro de banda, Ringo Star, que tem um público mais “saudosista”, com idade média de 40 anos, e Os Rolling Stones, com público mais seleto, média de 30 anos. Já Paul arrasta gerações, com avós, pais e netos.

Em relação ao layout da seção, o texto é dividido em colunas, com imagens de Paul, em preto e branco, em seus shows e jovens fãs, com imagens coloridas, idolatrando seu ídolo septuagenário, retratando, assim, o jogo de imagens. Nas três primeiras páginas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com