TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Anatomia - Junturas

Artigos Científicos: Questões De Anatomia - Junturas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  18.987 Visualizações

Página 1 de 5

OBJETIVOS ESPECÍFICOS CAPÍTULO IIIJunturas1. conceituar junturas;

Juntura significa conexões e no esqueleto, tem afinalidade de unir os ossos e permitir a sua mobilidade.

2. classificar as junturas de acordo com o elemento quese interpõe às peças que se articulam e definir cadatipo;

Junturas fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

3. citar exemplos de junturas fibrosas e cartilaginosas;

No esqueleto temos dois tipos de junturas fibrosas: assuturas encontradas em ossos do crânio e sindesmosestíbio-fibular existentes nas extremidades distais da tíbia efíbula; junturas cartilaginosas: temos as sincondroses dacartilagem hialina mais comumente encontrada na regiãoesfeno-occiptal na base do crânio.

4. identificar junturas fibrosas e cartilaginosas em peçaspreparadas;

Peças fibrosas no crânio: Sutura plana entre os ossosnasais, Suturas escamosas entre os ossos do parietal etemporal e as Suturas serreadas ou denteadas entre osossos parietais tem mobilidade extremamente reduzidaembora o tecido interposto confira uma certaelasticidade. As peças cartilaginosas de natureza hialina,se apresentam na sínfise púbica, disco intervertebral e nasincondrose esfeno-occiptal onde estas peçasapresentam uma mobilidade reduzida.

5. definir, morfológica e funcionalmente fontanelas eidentifica-las em crânios fetais;

As fontanelas ou fontículos ou ainda denominadavulgaramente de moleiras, estão situadas na regiãosuperior antero-posterior (AP) ou frontal e superiorpostero-anterior (Pa) ou posterior. São regiões onde acalcificação ainda não foi completada tendo grandevolume de tecido conjuntivo fibroso, possibilitando ummaior distanciamento e mobilidade dos ossos que, facilitauma redução bastante apreciável da cabeça do feto nomomento do parto.

6. citar as características de uma juntura sinovial;

Junturas sinoviais se encontram onde existe anecessidade de deslizamento ósseo contra outro comonas articulações. São constituídos de uma cápsulaarticular (espécie de manguito que envolve a articulação prendendo-se nos ossos que se articulam) e um líquidodenominado de sinóvia ou líquido sinovial.

7. definir juntura sinovial simples e compostaexemplificando;

Juntura simples se define na articulação de apenas doisossos como a articulação do joelho (fêmur e tíbia), e acomposta, quando a articulação envolve mais de doisossos como no cotovelo, três ossos (úmero, rádio e ulna).

8. definir a cartilagem articular considerando o aspectomacroscópico e funções;

A cartilagem articular tem composição hialina erepresenta a parte não calcificada do osso. Em virtudedeste revestimento, as superfícies se apresentam de coresbranquiçada, lisa e polida. Devido a estascaracterísticas, possibilita grande mobilidade.

9. identificar a cartilagem articular em peçaspreparadas;

A cartilagem articular se encontra nas convexidades deossos como omoplata e nas partes distais e proximais deossos longos em suas coneções.

10. definir morfológica e funcionalmente discos emeniscos e identifica-los em peças preparadas;

Os discos e meniscos são constituídos de materialfribrocatilaginoso e seriam destinadas a receber violentaspressões.

11. definir morfológica e funcionalmente, a cápsulaarticular;

A cápsula articular se apresenta com duas camadas: amembrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial(interna). A membrana externa e mais resistente e podeestar reforçada em alguns pontos por feixes tambémfibrosos que constituem os ligamentos capsularesdestinados a aumentar sua resistência, bem como, emalgumas junturas sinoviais existirem ligamentosindependentes da cápsula denominadas de extra-capsular ou acessórias, como no joelho, aparecemtambém ligamentos intra-articulares. A membranaInterna é a parte mais interna da cápsula sendo bastantevascularizada e enervada, sendo responsável pela sinóvia(liquido sinovial) contendo ácido hialurônico que conferea viscosidade necessária para sua função lubrificadora.

12. citar os componentes da cápsula articular;

Membrana conjuntiva ou manguito, e membranasinovial.

14. identificar cápsula articular e ligamentos extra-capsulares e intra-capsulares em peças preparadas;

A cápsula articular e feita de duas camadas: a parteexterna é composta pela membrana fibrosa, que seapresenta na forma de um manguito prendendo aspartes em contato do osso em toda a sua extensão,inclusive, protegendo o meio interno do meio externo; aparte interna é amplamente vascularizada e édenominada de membrana sinovial responsável pelaprodução da sinóvia ou líquido sinovial que, tem afinalidade de, lubrificar as partes em contato naarticulação dando maior mobilidade e protegendo contrao desgaste pelo atrito dos ossos em contato; osligamentos extra-capsulares de composição fibrosaexistente na cápsula articular externa, tem a finalidadede reforçar o contato dos ossos na articulação e osligamentos internos ou intra-capsulares (estudo no joelho), ficam dispostos de forma a reforçar o contadodos ossos e os meniscos, que apesar de função discutida,parece ter finalidade bem definida, pois, por sua própriaforma parece desempenhar realmente sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com