TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radicais Livres E Biologia Molecular

Trabalho Universitário: Radicais Livres E Biologia Molecular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 3

Radicais Livres

São moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo com elétrons altamente instáveis e reativos, que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular. Os átomos ou moléculas com elétrons não pareados, ou seja, falta em sua estrutura química um elétron, por isso os radicais livres atacam outras moléculas para “roubar” elétrons e assim se tornarem estáveis. Essas moléculas que foram atacadas se tornam radicais livres e irão tentar o mesmo com outras moléculas, estabelecendo assim uma reação em cadeia que pode causar vários danos à um organismo.

Os radicais livres são altamente reativos e podem participar de reações colaterais indesejáveis devido à presença de elétrons desemparelhados.

No caso de uma grande quantidade liberada pelo organismo em diferentes situações, como por exemplo - excesso de exercícios físicos de grande intensidade e duração, exposição ao sol em demasiado, fumar ou ingerir alimentos com muita fritura e refinados, - podem ocorrer danos, como o envelhecimento precoce e doenças como Mal de Parkinson, e Alzheimer, entre outras.

A prática de exercícios físicos de grande intensidade aumenta o consumo de oxigênio no corpo que conseqüentemente leva á liberação de radicais livres. Por isso, é muito comum atletas que possuem uma alimentação rica em frutas e legumes, consumirem cápsulas de antioxidantes que são substâncias que ajudam a combater e neutralizar os radicais livres.

Os radicais livres também podem ser produzidos devido a fatores externos. Algumas fontes externas geradoras de radicais livres são a fumaça de cigarro, álcool, poluentes ambientais, radiação, luz ultravioleta, drogas pesticidas, alguns solventes industriais, entre outras.

Se os antioxidantes naturais como as enzimas glutationa, a catalase e superóxido dismutase não forem suficiente, devido à produção excessiva de radicais livres, muitos danos podem ocorrer. Portanto uma alimentação saudável rica em antioxidantes é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo.

Biologia Ortomolecular

A Biologia Molecular é o estudo da Biologia em nível molecular, com especial foco no estudo da estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas. Mais concretamente, a Biologia Molecular investiga as interações entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese proteica. É um campo de estudo alargado, que abrange outras áreas da Biologia e da Química, em especial Genética eBioquímica.

a maioria dos conceitos-chave e das técnicas de Biologia Molecular se originou a partir de estudos e experimentos realizados principalmente com bactérias, fungos e vírus

Técnicas em Biologia Molecular

Reação em cadeia da polimerase

é uma técnica de grande versatilidade que permite obter múltiplas cópias de um segmento de DNA, sem o uso de um organismo vivo.

Eletroforese em gel

É uma das principais ferramentas da Biologia Molecular. É uma técnica de separação de moléculas que envolvem a migração de partículas em um determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com