TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de aula - PNCH

Por:   •  22/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]


UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VARZEA GRANDE.

GPA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS.

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

Ecologia de populações

Relatório - Aula de Campo

Daiane Nunes Moraes Machado

VÁZEA GRANDE – MATO GROSSO

ABRIL - 2015

UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VARZEA GRANDE.

GPA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS.

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

RELATÓRIO – AULA DE CAMPO

Parque Nacional Chapada dos Guimarães

 Chapada dos Guimarães – MT

Daiane Nunes Moraes Machado

Relatório de Aula de Campo, apresentado à disciplina de Ecologia Geral, ministrada pelo Prof. Msc. Luiz Antonio Solino Carvalho; como instrumento parcial de avaliação no Curso de Ciências Biológicas, do Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG.

VÁRZEA GRANDE – MATO GROSSO

ABRIL - 2015

Sumário

Introdução        

Objetivos        

Objetivos gerais        

Material e método        

Resultados e discussão        

Referências Bibliográficas        

Introdução

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (PNCG), criado em 12 de abril de 1989, possui área de 32.630 hectares. E tem por objetivo proteger o ecossistema local característico de bioma cerrado, assegurando a preservação dos recursos naturais e dos sítios arqueológicos, através de um plano de manejo adequado para visitação, educação e pesquisa.

A região do PNCG está completamente inserida no Cerrado, bioma de rica diversidade biológica, com presença estimada de 160.000 espécies, apresentando alto endemismo para alguns grupos (Machado et. al, 2004).

A fauna do PNCG é diversificada. Onde se encontram espécies raras, endêmicas e sensíveis. Há uma grande variedade de insetos e outros invertebrados, muitos deles ainda pouco estudados. O parque PNCG é uma das principais atrações do cerrado brasileiro, tem enormes formações rochosas de arenito, mirantes e muitas cachoeiras, graças à rica hidrografia e as mudanças bruscas de altitude.


Objetivos

Objetivos gerais

O objetivo da aula foi observar as interações entre as populações, as características do cerrado e como isso pode afetar a fauna e a flora da região. De acordo com o que foi previamente visto em sala.

 

Material e método

A aula de campo foi realizada no dia 11 de abril de 2015, nas dependências do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, localizado nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

O ponto de partida foi o Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG, e a viagem até PNCG teve início por volta das 7h da manhã. A distância até Parque Nacional foi percorrida em torno de 1h, e a chegada ao local (PNCG) foi por volta das 8h10.

As atividades de campo tiveram início as 8h20min, onde os alunos se encaminharam para a trilha, ouve uma breve pausa na sede administrativa do parque onde assistimos a uma palestra ministrada pela bióloga do ICMBio, que trabalha na gestão do parque. Na palestra ela falou das características do parque em toda a sua extensão, do plano de manejo do parque determinado pela portaria ICMBio n° 45 de 2009, e também dos programas de gestão da UC (unidade de conservação). Comentou sobre a Flora da Região, que ainda pouco estudada, possui 659 espécies catalogadas e uma espécie endêmica ameaçada (Cascudo). E também sobre a Fauna com levantamentos incompletos. A palestra durou cerca de 40min.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com