TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reprodução Dos Linces

Monografias: Reprodução Dos Linces. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 2

O lince tem fama de ser um animal solitário. Os territórios de machos e fêmeas são divididos em zonas. Não é raro que os linces se cruzem, mas acontece que simplesmente se ignorem ou evitem-se. A partir do mesmo de Dezembro, os encontros são cada vez mais frequentes. Ambos os sexos deixam odores na sua passagem.

No começo da Primavera, começa realmente a temporada de reprodução. O macho faz um chamamento longo. A fêmea decide responder ou não. O período do cio dura desde o princípio de Fevereiro até Março e ainda uns dias de Abril. A fêmea tem apenas uma ovulação por ano.

O encontro acontece segundo um certo ritual. Ambos os congéneres se aproximam e cumprimentam-se. A saudação do lince é o roçar da sua cabeça com a fêmea. Durante vários dias ambos os linces não se separam. Depois de acasalarem, cada um volta para o seu território. A fêmea educa a sua cria sozinha. Um macho pode juntar-se com várias fêmeas mas um fêmea apenas acasala com um macho.

Após mês e meio, sentido que o parto está próximo, a mãe procura um local de segurança com difícil acesso a possíveis predadores e protegido também do vento e da chuva. A gestação dura cerca de dois meses (de 63 a 70 dias). Em cada parto nasce entre uma a seis crias, apesar do habitual serem duas. Nascem cegas e a sua primeira preocupação é encontrar o seio que lhes proporciona o alimento. As crias abrem os olhos depois de 10 dias.

Com 2 meses de vida, as crias são brincalhonas e curiosas. Através dos seus jogos aprende a desenvolver a sua força e agilidade, indispensável para a idade adulta e para a caça. A sua mãe os acompanha. Com 3 meses, a mãe lhes trará pequenas presas vivas com o fim de eles aprenderem a passo e passo a arte da caça.

Após as 12 semanas desde o nascimento as crias de linces iniciam a caça nocturna. Assim, eles aprendem a andar em silencia, a escolher as suas presas e a matá-las, apesar de no princípio é sempre a mãe se encarrega da última tarefa. Devem ser bons caçadores para ter mais hipóteses de sobreviver assim que se separarem da mãe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com