TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre Ciências do Ambiente

Ensaio: Respostas a perguntas sobre Ciências do Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Ensaio  •  3.148 Palavras (13 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 13

1) Defina:

- Recurso Natural (Renovável e Não Renovável)

O recurso natural é entendido como uma substância ou matéria-prima encontrada e extraída da natureza, abrangendo todas as riquezas naturais pertencentes à biosfera e que beneficiam o homem e suas atividades.

O recurso natural não renovável pode ser aquele cuja formação é rara e finita na sua própria disposição e também caso a sua substância seja rapidamente consumida pelo homem antes de sua própria regeneração.

O recurso natural renovável é aquele que não se esgota, podendo se auto-regenerar desde que as condições ambientais sejam respeitadas, ou até mesmo ser reciclado ou aproveitado em alta intensidade sem prejudicar o meio e as demais fontes.

- Poluição e fontes poluidoras (pontual e difusas), efeitos locais, regionais e globais.

Entende-se por poluição todo o tipo de contaminação do meio ambiente de forma a degradar a sua composição natural.

As fontes da poluição pontual são consideradas localizadas, e geralmente ocorrem em locais onde as contaminações atingem o meio aquático de forma concentrada, através de lançamento ou despejo de resíduos líquidos ou sólidos. São de fácil visualização devido o fato de existirem tubulações ou um significativo acúmulo de resíduos em uma pequena área.

As fontes difusas de poluição por se tratarem de impurezas, possuem uma dispersão maior no corpo hídrico, dificultando a quantificação e caracterização da fonte poluidora. As áreas com mais freqüência desse tipo de poluição são caracterizadas por atividades em torno do rio. São exemplos de fontes difusas a infiltração de agrotóxicos no solo proveniente de campos agrícolas, o aporte de nutrientes em córregos e rios através da drenagem urbana.

Efeitos locais da poluição: quando provocam um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema local (doenças respiratórias, doenças causadas por contaminação na água e alimentos, praias contaminadas por resíduos industriais, desmatamento da vegetação local).

Efeitos regionais da poluição: quando a poluição atinge uma região maior, comprometendo vários estados, como rios poluídos com resíduos industriais (metais pesados), derramamento de petróleo no mar comprometendo grande faixa da fauna e flora marinha etc.

Efeitos globais da poluição: poluição cumulativa, cujos efeitos só são sentidos a longo prazo, por estarem se multiplicando em curto tempo e devido a certeza de que terão influência em todos os seres vivo, como o efeito estufa, a diminuição da camada de ozônio, as chuvas ácidas, a perda da biodiversidade, os dejetos lançados em rios e mares, entre outros materiais.

2) Baseado nos conteúdos apresentados em sala de aula relate no mínimo três problemas ambientais para cada item e cite pelo menos um exemplo de acidente ambiental de grande proporção.

- Ar

1) Redução da camada de ozônio – provocada pelo Gás CFC, que não causa problemas junto à superfície terrestre, pois ele não é tóxico. Entretanto, ao atingir a camada de ozônio os átomos de cloro fixam-se às moléculas de ozônio, destruindo-as. A camada de ozônio retém os raios ultravioleta tipo B emitido pelo sol prejudicando a vida na terra.

2) Poluição atmosférica - poluição atmosférica é causada pela emissão de gases poluentes no ar, como monóxido de carbono, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, entre outros, causando problemas para a saúde e para o meio ambiente.

3) Efeito estufa - Fenômeno causado pelo aumento da temperatura no planeta em virtude dos gases poluentes emitidos pelas cidades. A camada poluente impede que o calor da atmosfera se dissipe.

Acidente Ambiental: Acidente nuclear de Chernobyl - No dia 26 de abril de 1986 o quarto reator da usina sofreu uma catastrófica explosão de vapor, causando um incêndio, diversas explosões e um derretimento nuclear. Foi produzida uma nuvem de radioatividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e parte do Reino Unido. A contaminação foi 400 vezes maior que a da bomba de Hiroshima. Duzentas mil pessoas foram evacuadas de suas casas. Como a contaminação ainda causará o câncer em muitas pessoas, é difícil estimar o número de mortos em consequência do acidente. Acredita-se que 4 mil pessoas morreram de doenças relacionadas. Ao todo 47 trabalhadores morreram no acidente e 9 crianças tiveram câncer de tireóide.

- Água

1) Poluição das águas: Uma grande quantidade de lixo e esgoto é jogada nos rios, em razão da irresponsabilidade das pessoas, da falta de coleta de lixo e tratamento de esgoto.

2) Falta de água para o consumo humano, causado pelo desperdício, contaminação e poluição dos recursos hídricos

3) Contaminação da água por resíduos industriais como o petróleo e metais pesados em rios.

Acidente Ambiental: Derramamento de óleo no Golfo Pérsico - Durante a Segunda Guerra do Golfo, em 1991, o ditador Saddam Hussein viu que iria sair derrotado de sua invasão ao Kuwait. Ele mandou seus soldados explodirem poços de petróleo e derramarem o que conseguissem nas águas do Golfo Pérsico. Estima-se que cerca de 1,75 bilhões de litros de petróleo foram jogados na água, criando uma mancha de 6.787 km² que chegava a ter 13 centímetros de espessura em algumas partes. A vida selvagem local foi gravemente afetada, onde animais morreram aos milhares. Pássaros migratórios e tartarugas marinhas estavam entre os mais afetados. Estudos recentes mostram que a área ainda não se recuperou do dano causado.

- Solo

1) Poluição do solo provocada por contaminação (agrotóxicos, fertilizantes e produtos químicos) e descarte incorreto de lixo.

2) Enchentes e desmoronamento: As chuvas nas cidades podem causar enchentes e desmoronamentos, destruindo edificações e matando pessoas, em razão da ocupação irregular, pois as águas das chuvas não têm para onde escoar.

3) Erosão: Causada pelo uso e pela ocupação irregular de áreas de preservação ambiental nas grandes cidades, como encostas, margens de rios, excesso de peso das edificações, compactação do solo, etc.

Acidente ambiental: Em 13 de setembro de 1987 foi encontrado em Goiânia um aparelho de radioterapia abandonado que continha uma fonte de cloreto de césio do Instituto Goiano de Radioterapia. A cápsula com cloreto de césio foi aberta e vendida a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com