TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas na área de responsabilidade social e ambiental

Ensaio: Respostas a perguntas na área de responsabilidade social e ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Ensaio  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  1.896 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” Quais são as cinco dimensões propostas por ele?

Econômico – produzir de forma responsável para com o meio ambiente, procurando formas mais em conta de energia principalmente as renováveis, e tecnologia que auxilie nisso, aumentando a economia sem prejudicar o planeta de forma que ele não possa se recuperar.

Ambiental – trata-se de produzir recursos para a qualidade de vida das pessoas, de modo que não desgastamos o meio ambiente, devemos ajudar o planeta na sua autoreparação.

Social – permitir que todos tenham uma vida digna, que os bens sejam partilhados e o limite de desigualdade seja aceitável, definindo parâmetros de mínima e máxima utilização dos recursos e bens, sem prejudicar ao próximo e o planeta.

Cultural – realizar mudanças no meio intelectual, mudar a forma de pensamento priorizando a não degradação do meio ambiente, fazendo com que as pessoas usufruam ao invés de consumir. A mudança cultural certamente mudará o estilo de vida e a linha de pensamento das pessoas de modo útil.

Político – fazer com que a política seja um instrumento útil na conscientização, trazendo mudanças positivas, unindo todas as outras propostas, fazendo com que elas aconteçam.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Ambiental, Econômica e Social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida.

A primeira resposta é a tecnologia que agride diretamente o meio ambiente, explorando indevidamente recursos naturais e causando desiquilíbrio e vários outros fatores prejudicais ao meio ambiente. A segunda resposta é a mudança radical no padrão de produção e consumo vigente, ou seja, a produção excessiva acaba esgotando fontes de recursos do meio ambiente e o consumo indevido e excessivo acata um desperdício gerando uma crise ambiental. A terceira é a possibilidade de não conseguimos evitar uma catástrofe, devido estar em uma constante corrida contra o tempo e se não mudarmos no jeito e revermos os conceitos com certeza iremos sofre no futuro.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra?

Acredito que primeiramente é necessário à conscientização geral, tanto do governo, das organizações e da sociedade que irá sofrer as consequências no futuro. Após isso é necessário realizar um levantamento de alternativas para reverter à crise, em seguida realizar um planejamento e prevenir eventuais problemas. Investir mais no meio ambiente, buscar parcerias, realizar ações tudo em prol do meio ambiente, mostrar a todos a importância dele em tudo na nossa vida e evitar desperdícios de nossas fontes naturais, resumindo se cada um de nós fizer sua parte já é um começo, pode não parecer nada, mas é um ato de cidadania,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com