TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas ao meio ambiente e sustentabilidade

Ensaio: Respostas ao meio ambiente e sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Ensaio  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 01

Uma empresa é socialmente responsável quando inicia um processo de transformação na sua maneira de fazer negócio e incorpora, em seu planejamento estratégico, as demandas dos diversos públicos com os quais se relaciona. Dentre eles estão os fornecedores, consumidores, clientes, comunidade, meio ambiente, governos e sociedade, bem como acionistas e proprietários. Esta nova maneira de fazer negócio pressupõe o diálogo constante com as partes interessadas para prestação de contas.

De acordo com o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young, a empresa socialmente responsável precisa basear suas relações na ética e na transparência; estabelecer metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

De acordo com o texto é possível afirmar que:

A) As empresas que buscam a sustentabilidade devem necessariamente envolver todos que a compõe direta ou indiretamente.

b) Há necessidade das empresas fazerem projetos embasados na sustentabilidade para ofuscar suas ações contrárias ao meio ambiente.

c) As empresas dispõe de capacidade limitada para implementar uma gestão eficaz em busca da sustentabilidade.

d) As empresas deverão limitar os recursos a serem investidos em projetos de sustentabilidade que envolvam muitos públicos diferentes.

Resposta Correta: As empresas que buscam a sustentabilidade devem necessariamente envolver todos que a compõe direta ou indiretamente.

Questão 02

O termo stakeholder é utilizado para se referir:

a) À comunidade externa afetada por uma atividade em situação de vulnerabilidade.

b) A qualquer pessoa ou grupo que afeta ou possa afetar as atividades de uma organização.

c) A qualquer indivíduo que seja afetado pelas ações de determinada empresa.

d) Ao público externo envolvido pelas ações de uma determinada organização.

Resposta Correta: A qualquer pessoa ou grupo que afeta ou possa afetar as atividades de uma organização.

Questão 03

Toda empresa responsável deve buscar a ecoeficiência, que significa:

a) Produzir mais e melhor, utilizando menor quantidade de recursos e gerando menos resíduos.

b) Derrubar barreiras financeiras e adotar os princípios do mundo empresarial globalizado.

c) Convencer políticos e empresários a defender a causa da sustentabilidade social.

d) Aprimorar suas práticas, ganhar muito dinheiro e melhorar sua imagem e reputação.

Resposta Correta: Produzir mais e melhor, utilizando menor quantidade de recursos e gerando menos resíduos.

Questão 04

Nem todas as organizações inovadoras são sustentáveis. A urgência da responsabilidade social e ambiental, imposta pela crise ambiental que coloca todos os setores da sociedade mundial em alerta, torna ainda mais importante a discussão sobre o papel da inovação nas instituições. Com relação à inovação para a sustentabilidade, assinale a alternativa incorreta:

a) É importante a busca de tecnologias para a substituição de processos, equipamentos e infraestrutura atuais por correspondentes mais seguros do ponto de vista ambiental e social.

b) Os mercados tendem a desvalorizar a cada dia os progressos sociais e ambientais do setor privado, juntamente com o preço e qualidade, o que torna o desafio para o sucesso da inovação cada vez menos complexo.

c) A inovação e a sustentabilidade agregam valor às pessoas e empresas, estimulando seu capital intelectual e contribuindo para a sociedade.

d) É importante que exista a integração da sustentabilidade e da inovação tanto na estratégia, quanto no negócio e na prática de sobrevivência da empresa.

Resposta Correta: Os mercados tendem a desvalorizar a cada dia os progressos sociais e ambientais do setor privado, juntamente com o preço e qualidade, o que torna o desafio para o sucesso da inovação cada vez menos complexo.

Questão 05 (ENADE 2009)

O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o número alarmante de 12 bilhões por ano no Brasil. Veja o slogan dessa campanha:

O possível êxito dessa campanha ocorrerá porque:

I) cumpriu-se a meta de emissão zero de gás carbônico estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevação das médias térmicas globais.

II) deixaram de ser empregados, na confecção de sacolas plásticas, materiais oxibiodegradáveis e os chamados bioplásticos que, sob certas condições de luz e de calor, se fragmentam.

III) foram adotadas, por parcela da sociedade brasileira, ações comprometidas com mudanças em seu modo de produção e de consumo, atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade.

IV) houve redução tanto no quantitativo de sacolas plásticas descartadas indiscriminadamente no ambiente, como também no tempo de decomposição de resíduos acumulados em lixões e aterros sanitários.

Estão corretas somente as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) III e IV.

Resposta Correta: III e IV

Questão 06

A respeito de marketing sustentável é correto afirmar que:

I) comporta produzir resultados maquiados.

II) esse conceito deve estar diretamente apoiado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com