TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental: Sustentabilidade e Ética Empresarial

Por:   •  30/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.445 Palavras (14 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 14

PROJETO PROVISÓRIO

Nome: Fernanda Cardoso de Melo

Título: Educação Ambiental: Sustentabilidade e ética empresarial

                                                   

São Paulo 2016

RESUMO DO PROJETO

Este projeto tem por meta demonstrar questões essenciais à utilização do preceito da sustentabilidade como um direito-dever jurídico a ser considerado e imposto no âmbito empresarial. Para alcançar esse o objetivo, vai ser utilizado o método dedutivo, instrumentalizado em uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de se aplicar a questão da sustentabilidade nas empresas em geral.

Apesar das discussões a respeito dos caminhos teóricos do desenvolvimento sustentável, é preciso situar o debate num campo de aplicação prática, de modo que, nesse texto, busca-se o delineamento de eixo negocial da aplicação da sustentabilidade, pelo âmbito econômico empresarial, como algo pragmático, a ser adotado em cada uma das atividades, conforme suas características básicas.

É sabido que o Estado por si só, possui limitações para combater a questão ambiental, e sem o apoio da própria sociedade e do meio empresarial, não é uma tarefa fácil de se cumprir.

Dessa forma, pela autorregulamentação, o meio empresarial passa a se autorresponsabilizar pela sustentabilidade aplicada à sua atividade, contribuindo assim, para a sua eficácia. Para isso, o espaço jurídico da autorregulamentação deve ser mais amplo, mais vasto, passando-se dos discursos sobre o desenvolvimento sustentável, para se chegar à pragmática negocial da empresa.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável; sustentabilidade; autorregulamentação; empresa. .

INTRODUÇÃO

As ações para se proteger e preservar o meio ambiente são de fundamental importância para se assegurar uma melhor qualidade de vida. Entretanto, os atos de hostilidade ao meio ambiente são ainda corriqueiros, assim é preciso criar diversas ações com o objetivo de minimizar os impactos causados. Tem-se em mente que a falta de informação, conscientização e, ainda mais, a falta da educação ambiental são fatores causadores da degradação do meio ambiente.  

Pode-se constatar que diversas empresas contribuem com a poluição do meio ambiente, lançando seus efluentes industriais de diversas naturezas, causando contaminação da água, solo e ar. Estas empresas muita vezes não possuem profissionais qualificados e a falta de edução formal, são responsáveis pelos mais devastados problemas ambientais.  

As empresas deveriam se preocupar com as questões ambientais, agindo e atuando de maneira séria e correta, tomando consciência e sensibilizando as pessoas envolvidas com as atividades produtivas e poluidoras, desenvolvendo programas para redução do consumo e do desperdício, e também a descontaminação e tratamento dos efluentes industriais, com a finalidade de minimizar os problemas ambientais de procedência industrial.

A forma como são utilizados os recursos naturais, associado à expansão  industrial, geram problemas socioambientais. Dependendo do tipo de atividade industrial, algumas empresas poderão ser uma ameaça à qualidade de vida. Empresas dos mais variados setores, podem ser muitas vezes muito agressoras ao meio ambiente.

O homem usa a natureza como se fosse uma fonte inesgotável de recursos, praticando um modelo não sustentável e, como consequência, ocorrem desmatamentos, queimadas, escassez de água para consumo humano, erosão, poluição e diversos fenômenos climáticos, além da perda de biodiversidade e exclusão social, causando danos às diversas formas de vida no planeta. (REGO, 2004, p. 1-3).

OBJETIVO DA PESQUISA

O objetivo proposto pelo projeto é mostrar que, se as empresas, seguirem o modelo de orientação empresarial focada na Sustentabilidade Econômico-Ambiental-Social, obterá vantajosos resultados.

Dessa forma, as empresas que pautarem na orientação empresarial com o foco  na Sustentabilidade, obterão ganho e rentabilidade nas suas ações e melhoria da atuação  financeira.  

A primeira parte da pesquisa será da forma bibliográfica e documental, para a obtenção de elementos teóricos e estruturação da tese;

A segunda etapa será a elaboração de roteiro que permitirá a formatação dos estudos de casos;

A terceira etapa será a redação final do relatório, incluindo revisão do texto, que propiciará conhecer, analisar, criticar e vivenciar estudos de casos, buscando soluções práticas por meio dos princípios e Códigos de Ética Empresarial.

Está pesquisa demonstrará como as empresas devem se preocupar com o meio ambiente e assegurar que a sociedade tenha como base a questão da sustentabilidade.  

JUSTIFICATIVA

Um projeto de pesquisa sobre Ética Empresarial faz-se necessário e representa um desafio para todos os cidadãos, empresas e empresários. É indiscutível, que na atualidade, ter uma consciência ética, principalmente nos negócios, nos lucros que as empresas obtêm como fruto da mão de obra de seus empregados. As empresas não podem ter como meta somente angariar lucros a qualquer preço, e isso gera escravidão, e consequentemente desigualdades.  

Assim, a escolha deste tema se deu justamente para entender as políticas empregadas pelo setor empresarial no Brasil e no mundo e os reflexos que poder advir para os profissionais que estão nele envolvidos, no setor da sustentabilidade. A questão para se estudar é justamente identificar se as empresas se preocupam com a questão do meio ambiente.

È interessante e importante, além do cuidado com o meio ambiente, que a ética impere entre todas as empresas, sejam públicas ou privadas, uma vez que isso resultará numa sociedade sustentável e que se preocupada com o meio social.

REFERENCIAL TEÓRICO

Em se tratando da temática de sustentabilidade ao atingir esta função economico-social do contrato, o próprio negocio permite sua extrapolação a novas experiencias juridicas, de cunho difuso e não somente privado. A essa questão, Lorenzetti (1995, p. 54), atribuiu a ideia de função ambiental privada, entendida como a “delegação de funções na atividade privada mediante a indicação e o estabelecimento de direitos e deveres encaminhados ao seu cumprimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com