TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Aula De Laboratório

Casos: Resumo Aula De Laboratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Nesta segunda aula prática, o objetivo da aula será aprender a manusear um microscópio óptico e os equipamentos necessários para a realização de uma observação de uma folha, neste caso a folha de Monguba, que faz parte da família Bombacaceae, sua arvore possui folhas grandes, o tronco é engrossado pelo excesso de armazenamento de agua. A Monguba é originária do Brasil e sua família possui aproximadamente 225 espécies tropicais.

Materiais utilizados no experimento da aula prática:

 Pinça de Madeira;

 Pinça de Metal;

 Lâmina

 Lamínula

 Microscópio Óptico

 Lâmina de Corte

 Folha de Monguba (Bombacaceae)

Nesta segunda aula prática de Biologia Celular, o objetivo principal foi com o intuito de ensinar aos alunos como manusear um microscópio óptico. O primeiro procedimento ao entrarmos no laboratório, foi separar duplas ou trios para cada equipamento, depois de tudo explicado e orientado pela professora Sejane, era a hora de começarmos os procedimentos de observação da folha.

O primeiro passo foi prender a folha de Monguba com a pinça de madeira de modo que a epiderme da folha ficasse exposta, para facilitar o corte de sua epiderme com a lâmina de corte, neste ponto tive algumas dificuldades, mas superadas logo em seguida. O próximo passo foi pegar os pedaços de epiderme da folha de Monguba que ainda estavam em cima da lâmina de corte com a pinça de metal e colocar em cima da lâmina o mais centralizado possível. Depois da epiderme em cima da lâmina, o próximo procedimento foi nos dirigirmos ao centro da bancada onde estava um béquer com agua destilada e com a ajuda da pisseta de Pasteur, colocamos um pingo desta agua onde estavam situados os pedacinhos de epiderme da folha, e em seguida colocamos a lamínula em cima dos materiais a serem estudados.

Após todo esse procedimento descrito acima colocamos a lâmina com o material sobre a mesa do microscópio e a prendemos com o auxílio da pinça, depois da lâmina presa já estava na hora de manusear o microscópio para a visualização do material, a primeiro procedimento a ser realizado foi o ligamento do equipamento, logo após verificamos se o revolver estava na objetiva vermelha (4x), com tudo pronto giramos o parafuso macrométrico até conseguirmos visualizar a imagem já aumentada, e para melhorar a nossa visualização giramos o parafuso micrométrico até um ponto em que a imagem ficasse bem focalizada. Depois disso a tutora nos sugeriu que girássemos o revolver ate a objetiva amarela (10x), (Observação importante: quando passamos da objetiva vermelha para as demais, já não se pode mais girar o parafuso macrométrico, somente o micrométrico, podendo quebrar a lâmina). Logo após focalizarmos a imagem na objetiva amarela com o parafuso micrométrico, passamos a objetiva azul (40x), ai com a imagem já quase focalizada foi só fazer alguns pequenos ajustes com o parafuso micrométrico para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com