TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos biológicos

Artigo: Riscos biológicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Artigo  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A preocupação com riscos biológicos surgiu a partir da constatação dos agravos à saúde dos profissionais que exerciam atividades consideradas de riscos, onde se dava a manipulação com microrganismos e material crítico desde o início dos anos 40. Virtualmente, qualquer categoria profissional pode estar sob risco. Além disso, visitantes e outros profissionais que estejam ocasionalmente nos serviços de saúde também podem sofrer exposições a material biológico.

Podemos definir risco como sendo a probabilidade de ocorrência de efeitos adversos à saúde humana, animal e ao ambiente. Os riscos biológicos ocorrem por meio de micro-organismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos. É o caso das indústrias de alimentação, hospitais, limpeza pública (coleta de lixo), laboratórios, etc. São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. (Agentes que representam perigo de debilitar ou extinguir a vida de outros seres)

Entre as inúmeras doenças profissionais provocadas por microorganismos incluem-se: tuberculose, brucelose, malária, febre amarela. Para que essas doenças possam ser consideradas "doenças profissionais", é preciso que haja exposição do funcionário a microorganismos nocivos a saúde humana. Esta variação de risco é aproveitamento da Norma Re¬gulamentadora No. 32, Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, publicada em 2005

DESENVOLVIMENTO

O reconhecimento dos riscos biológicos é uma etapa fundamental do processo que servirá de base para decisões quanto às ações de prevenção, eli¬minação ou controle desses riscos. Reconhecer o risco significa identificar, no ambiente de trabalho, fatores ou situações com potencial de dano à saúde do trabalhador ou, em outras palavras, se existe a possibilidade deste dano. Para se obter o conhecimento dos riscos potenciais que ocorrem nas di¬ferentes situações de trabalho é necessária a observação criteriosa e in loco das condições de exposição dos trabalhadores.

A classificação dos agentes biológicos, que distribui os agentes em classes de risco de 1 a 4, considera o risco que representam para a saúde do trabalhador, sua capacidade de propagação para a coletividade e a existência ou não de profilaxia e tratamento, esta por sua vez pode sofrer modificações entre os países.

• Classe de risco 1: baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.

• Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

• Classe de risco 3: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com