TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SENTADO: RISCOS ERGONÔMICOS PARA PROFISSIONAISPROFISSIONAIS QUE ATUAM DA SAÚDE NO SETOR ADMINISTRATIVO DO HOSPITAL PRONTOS SOCORRO MUNICIPAL RENATO AZEREDO E MATERNIDADE RESOLETA NEVES EM NANUQUE - MG.

Dissertações: TRABALHO SENTADO: RISCOS ERGONÔMICOS PARA PROFISSIONAISPROFISSIONAIS QUE ATUAM DA SAÚDE NO SETOR ADMINISTRATIVO DO HOSPITAL PRONTOS SOCORRO MUNICIPAL RENATO AZEREDO E MATERNIDADE RESOLETA NEVES EM NANUQUE - MG.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  5.071 Palavras (21 Páginas)  •  2.725 Visualizações

Página 1 de 21

ARTIGO

TRABALHO SENTADO: RISCOS ERGONÔMICOS

PARA PROFISSIONAISPROFISSIONAIS QUE ATUAM DA SAÚDE NO SETOR ADMINISTRATIVO DO HOSPITAL PRONTOS SOCORRO MUNICIPAL RENATO AZEREDO E MATERNIDADE RESOLETA NEVES EM NANUQUE - MG.

1- INTRODUÇÃO

As doenças ocupacionais são adquiridas por meio de exposição dos trabalhadores aos agentes ambientais, físicos, químicos, biológicos e ergonômicos em situação acima do limite tolerável. A NR 15, que dispõem sobre as Atividades e Operações Insalubres, definem o Limite de Tolerância (LT) como a concentração ou intensidade máxima ou mínima relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

Dos agentes citados acima, o ergonômico é o mais recente, sendo responsável por ocasionar doenças do trabalho como Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Segundo Moraes (2010), a LER e a DORT representam 80% dos afastamentos dos trabalhadores, sendo que algumas doenças ocupacionais podem surgir mesmo depois do trabalhador se afastar do agente causador.

Neste artigo, propõe-se analisar o ato de trabalhar em posição sentada, bem como as conseqüências de uma postura ergonômica inadequada nas atividades diárias dos profissionais que atuam da saúde no setor administrativo do Hospital Prontos Socorro Municipal Renato Azeredo E Maternidade Resoleta Neves em Nanuque - MG.

O artigo debate ainda aspectos teóricos e práticos do trabalho, da ergonomia e da postura sentada no mundo contemporâneo do trabalho. Pretende-se propor reflexão sobre o tema, com o objetivo de criar uma cultura preservacionista em relação à saúde do trabalhador nas referidas instituições.

02- OBJETIVO:

 Criar uma cultura preservacionista em relação à saúde do trabalhador na referida instituição

 Prevenir as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho.

 Melhoria das práticas das tarefas com conforto, saúde, segurança e eficácia. Da Norma Regulamentadora (NR-17).

03- METODOLOGIA:

O Brasil possui, atualmente, 34 Normas Regulamentadoras (NR), que obrigam as empresas ao cumprimento de normas relativas à segurança e medicina no trabalho.

Para o desenvolvimento do artigo utilizaremos com mais afinco a NR17: Ergonomia, que trata da adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

A pesquisa do artigo será descritiva porque se desejam conhecer a natureza, a composição e os processos de atividades realizadas em posição sentada através do conceitual teórico e de revisão de literatura especializada sobre o assunto em livros técnicos, artigos de periódicos especializados e outras fontes informacionais de caráter científico.

04- DESENVOLVIMENTO:

A análise realizada através da literatura especializada observou-se que é imprescindível seguir as recomendações de ergonomia para que o posto de trabalho esteja adequado ás atividades realizadas na postura sentada nas instituições do HPSM com objetivo de prevenir as doenças relacionadas ao trabalho.

O artigo também poderá ser utilizado como referência para a compreensão de assuntos como: a dinâmica que existe sobre o meio ambiente do trabalho; o conceito de trabalho, ergonomia e postura sentada; doenças relacionadas à postura sentada; a ginástica laboral; conhecimento da Norma Regulamentadora Nº 17: Ergonomia.

Conceitos: trabalho, ergonomia e postura sentada

Segundo o dicionário Houaiss (2011), o trabalho pode ser conceituado como conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim. Porém essa atividade deve ser exercida de forma que não prejudique a saúde do trabalhador.

O comitê misto OIT/OMS aprovou em 1950 uma resolução que foi a primeira definição sobre as funções da medicina do trabalho. Sua definição de saúde no trabalho aborda a promoção e manutenção do mais alto grau de bem estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as profissões; a prevenção, entre os trabalhadores, dos desvios de saúde causados pelas condições de trabalho; a proteção dos trabalhadores, em seus empregos, dos riscos resultantes de fatores adversos à saúde; a colocação e a manutenção do trabalhador adaptadas às aptidões fisiológicas e psicológicas, em suma: a adaptação do trabalho ao homem e de cada homem a sua atividade

Para contribuir com a saúde do trabalhador, iniciou se o estudo e desenvolvimento da ergonomia, que trata da adaptação do trabalho às características do indivíduo.

Sua definição oficial foi divulgada em 1969 pelo Congresso Nacional de Ergonomia, sendo que: “A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas cientificas que a compõe, um corpo de conhecimento que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida”.

A contribuição da ergonomia para a boa postura foi muito importante, visto que a boa postura corporal é mais do que algo para melhorar a aparência. A postura corporal reflete o movimento dinâmico do corpo humano, sendo que sem uma boa postura corporal, a saúde geral pode ser comprometida. Isso porque os efeitos em longo prazo da má postura corporal podem afetar vários sistemas do organismo, podendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com