TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ritmos E Danças

Artigos Científicos: Ritmos E Danças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE RITMOS E DANÇA

CIRANDAS

Nome:

Nome:

Nome:

Sumário

Introdução 2

O que é Ciranda 3

Instrumentos usados 4

A dança 5

Vestimenta 6

Alguns exemplos de cantigas de roda: 6

Bibliografia 9

Introdução

As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. São muito executadas em escolas, parques e outros espaços frequentados por crianças. As músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.

O que é Ciranda

As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. São muito executadas em escolas, parques e espaços frequentados por crianças. As músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias muitas das vezes de um contexto histórico.

As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil e do folclore. A Ciranda é um tipo de dança e música mais praticado em Pernambuco. Sua prática é muito presente na Ilha de Itamaracá. Éuma dança de roda, muito praticada nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de um ritmo lento, compassado e repetido. Aquele que inicia a ciranda é chamado de Mestre e os que dançam cirandeiros.

Origem

A maioria dos pesquisadores, segundo Severino da Silva, acredita que a dança surgiu na Europa ( em Portugal mais precisamente). Já outros historiadores acreditam que ela se originou a partir pescadores Brasileiros que observando o balançar das ondas criaram um folguedo tentando imitar esses movimentos.

Nas pesquisas realizadas sobre esse folguedo, verifica-se que seu surgimento no Brasil ocorreu simultaneamente, tanto na zona litorânea de Pernambuco quanto em outras áreas, mais interioranas, da zona mata Norte. Nos primórdios, o ambiente de apresentação registravam-se aos locais populares como as beiras das praias, os terreiros de bodega, pontas de rua, etc.

Seus participantes eram basicamente trabalhadores rurais, pescadores, operários da construção, biscateiros, entre outros. Mas a dança da ciranda foi em 1553 quando os Portugueses vieram para o Brasil.Significado da palavra “ Ciranda” foi alvo de muitas interpretações. Para o padre Jaime Diniz, pioneiro no estudo do tema, ela é provimento do vocabulário Espanhol zaranda, que é um instrumento de peneirar farinha daquele País e que teria evoluído para a palavra Àrabe Çarand, como afirma Caldas Aulete no seu dicionário contemporâneo da língua Portugghilaine Garcia da Silva.

Instrumentos usados

Na ciranda são utilizados basicamente instrumentos de percussão: o bumbo ou tambor, o tarol ou caixa de guerra e o ganzá (chocalho). No entanto, eventualmente utilizam‐se instrumentos harmônicos como a sanfona ou apenas o palmateio.

A dança

Na marcação do bumbo, os cirandeiros pisam forte com o pé esquerdo à frente. Num andamento para a direita na roda de ciranda, os dançarinos dão dois passos para trás e dois passos para a frente, sempre marcando o compasso com o pé esquerdo à frente. Os passos podem ser simples ou coreografados. Podem dançar homens, mulheres e crianças, sempre de mãos dadas. As mãos se levantam de vez em quando ao mesmo tempo em que os cirandeiros entoam um (Hei!).

Uma das cirandeiras mais famosas é a Maria Madalena Correa do Nascimento; a Lia de Itamaracá. “ ciranda acompanha as ondas do mar, sempre com o pé esquerdo” diz Lia. De mãos dadas, uma grande roda é formada por mulheres e homens, rapazes, moças e crianças.

Enquanto movimentam o corpo, simulando os movimentos das ondas do mar. Girando a direita com os braços e pés em movimentos graciosos, todos ondulam o seus sonhos acompanhando as canções tiras pelo mestre que, quase sempre esta no centro da roda ou lado. O mestre cirandeiros, também chamado de Puxador de ciranda, é acompanhado por uma pequena orquestra que tem o ritmo marcado pelo zabumba e o tarol. Entretanto, é comum que esses instrumentos tenham a companhia de clarinete, trombone e pistar. As

pessoas repetem os versos do puxador da ciranda. A ciranda é a mais simples de todas as danças populares. Não requer pratica, nem habilidade. Seu ritmo lento e suave permite também a participação de pessoas idosas e atrai crianças pela facilidade e singeleza. A ciranda tem grande importância tanto na área cultural como na área da comunicação.

Vestimenta

Ciranda do Norte caracteriza a moda da época, as classes de baixa renda, onde as mulheres usavam blusa geralmente com babados e mangas soltas, com saias rodadas, estampadas abaixo do joelho e anáguas de renda e os homens usavam camisas estampadas sociais combinando com a saia da dama e calça preta, branca ou azul mescla. Ambos dançam de Chapéu de palha de abas curtas e sapatilhas artesanais ou descalços. O conjunto obedece a mesma roupa dos homens com estampas diferentes. O caçador se veste com camisa lisa social, calça preta, bota. Chapéu de palha e espingarda.

O carão apresenta roupa específica ao pássaro, com plumagens e pedras que dão realce a sua vestimenta.

Alguns exemplos de cantigas de roda:

Capelinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com