TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINTOMAS ESQUIZOFRENIA

Artigos Científicos: SINTOMAS ESQUIZOFRENIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 6

Critérios Diagnósticos de Esquizofrenia Segundo a CID-10

Sintomas:

• Eco do pensamento, inserção ou roubo do pensamento, irradiação do pensamento.

• Delírios de controle, influência ou passividade, claramente referindo-se ao corpo ou movimentos dos membros; ou pensamentos específicos, ações, sensações e percepções delirantes.

• Vozes alucinatórias comentando o comportamento do paciente ou discutindo, entre elas, sobre o paciente; ou outros tipos de vozes alucinatórias vindo de outras partes do corpo.

• Delírios persistentes de outros tipos que são culturalmente inapropriados e completamente impossíveis, tais como identidade política ou religiosa, ou ainda poderes e capacidades sobre-humanas (p.ex. ser capaz de controlar o tempo ou de se comunicar com alienígenas de outro planeta).

• Alucinações persistentes de qualquer modalidade, quando acompanhadas por delírios "superficiais" ou parciais, sem claro conteúdo afetivo, ou por idéias sobrevaloradas persistentes, ou quando ocorrem todos os dias durante semanas ou meses continuamente.

• Intercepções ou interpolações no curso do pensamento resultando em discurso incoerente, irrelevante ou neologismos.

• Comportamento catatônico, tal como excitação, postura inadequada ou flexibilidade cérea, negativismo, mutismo, estupor.

• Sintomas "negativos" tais como apatia marcante, pobreza do discurso e embotamento ou incongruência de respostas emocionais, usualmente resultando em retraimento social e diminuição do desempenho social; deve ficar claro que esses sintomas não são decorrentes de depressão ou medicação neuroléptica.

• Uma alteração significativa e consistente na qualidade global de alguns aspectos do comportamento pessoal, manifestada por perda de interesse, falta de objetivos, inatividade, uma atitude ensimesmada e retraimento social.

• Diretrizes Diagnósticas

A exigência normal para um diagnóstico de esquizofrenia é que:

• um mínimo de um sintoma claro (e em geral dois ou mais se são menos claros) pertencente a qualquer um dos grupos listados como (a) e (d) ou:

• sintomas de pelo menos dois dos grupos referidos como (e) a (h) ;

• os sintomas devem estar presentes na maior parte do tempo durante um período de 1 mês ou mais.

• Ausência de sintomas depressivos ou maníacos nítidos, a menos que os sintomas esquizofrênicos tenham precedidos o transtorno afetivo.

• A esquizofrenia não deve ser diagnosticada na presença de doença cerebral clara ou durante estados de intoxicação ou de abstinência de drogas.

Critérios Diagnósticos para Esquizofrenia pelo DSM-IV da Associação Psiquiátrica Americana

A - Sintomas

delírios

alucinações

discurso desorganizado

comportamento amplamente desorganizado ou catatônico

sintomas negativos (embotamento afetivo, alogia ou evolição)

obs.: apenas um sintoma do Critério A é necessário se os delírios são bizarros ou as alucinações consistem de vozes que comentam o comportamento ou os pensamentos da pessoa, ou duas ou mais vozes conversando entre si.

B - Disfunção Social/ocupacional – por uma porção significativa do tempo desde o início da perturbação, uma ou mais áreas importantes do funcionamento social estão acentuadamente abaixo do nível alcançado antes do início dos sintomas. Quando o início dá-se na infância ou adolescência, fracasso em atingir o nível esperado de aquisição interpessoal, acadêmica ou ocupacional.

C - Sinais contínuos da perturbação por pelo menos 6 meses – este período de 6 meses deve incluir pelo menos 1 mês de sintomas (ou menos, se tratados com sucesso) que satisfazem o critério A.

D - Exclusão de Transtorno Esquizoafetivo e Transtorno de Humor – são descartados se: (1) nenhum episódio Depressivo Maior, Maníaco ou Misto ocorreu concomitantemente aos sintomas da fase ativa.; ou se (2) os episódios de humor ocorreram da fase ativa, sua duração total foi breve relativamente à duração dos períodos ativos ativo e residual.

E - Exclusão de substância/condição médica geral – a perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por exemplo, uma droga de abuso, um medicamento) ou de uma condição médica geral.

F – Relação com um Transtorno Invasivo de Desenvolvimento – se existe uma história de Transtorno Autista ou um outro Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, o diagnóstico de Esquizofrenia é feito apenas se delírios ou alucinações proeminentes estão presentes por pelo menos 1 mês.

Diagnóstico Diferencial

O diagnóstico de esquizofrenia deve ser considerado como um diagnóstico de exclusão, sendo muito importante afastar causas orgânicas como:

• abuso de substâncias como alucinógenos, anfetaminas, cocaína, álcool;

• intoxicações por medicações prescritas comumente como, corticosteróides, levodopa, anticolinérgicos;

• doenças infecciosas, metabólicas e endócrinas;

• processos espansivos cerebrais;

• epilepsia do lobo temporal;

Os diagnósticos diferenciais mais importantes em psiquiatria envolvem distúrbios afetivos, delirantes crônicos e de personalidade.

Subtipos de esquizofrenia no DSM -IV

A DSM-IV caracteriza cinco subtipos de esquizofrenia: paranóide; desorganizado; catatônico; indiferenciado; residual.

Tipo paranóide

Presença de delírios ou alucinações auditivas proeminentes no contexto de uma relativa preservação do funcionamento cognitivo e do afeto. Os sintomas característicos dos Tipos Desorganizado e Catatônico (por ex., discurso desorganizado, afeto embotado ou inadequado, comportamento catatônico ou desorganizado) não são proeminentes.

Os delírios são tipicamente persecutórios ou de grandeza, Os delírios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com