TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Coletiva

Artigo: Saude Coletiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 4

Saúde coletiva como uma visão global.

Segundo Paim Jairnilson Silva a saúde coletiva tem como base de seus pilares a epidemiologia as ciências sociais e um bom planejamento, necessidades e problemas de saúde das populações nas respostas sociais, para atenção, intervenção e superação dessa problemática e seus desdobramentos.

O planejamento pode ser primordial para execução de uma atividade.

Sociocoletiva realizando explicitamente os objetivos e compromissos

compartilhados.

O planejamento também ajuda a esclarecer as atividades propostas com

Clareza e direciona os participantes em uma linha de atividades produtivas e

com um foco a ser comprido.

O planejamento não se limita na produção de planos, programas ou projetos,

os mesmos representam apenas uma etapa do processo de planejamento com

se fosse etapas a serem compridas. A partir do momento que o planejamento é

elaborado juntamente com os participantes das atividades que assumem a

responsabilidade e se sensibilizam e comprometem-se com os verdadeiros

interessados na mudança das ações possuem a oportunidade de interferir na

realidade e de ajudar em novas ações, com isso a ação social está ligado ao.

primeiro esforço na historia da humanidade de implantar uma nova forma de

organização, planejar, e colocar em pratica as ações propostas.

Com o planejamento adequado ficam claro os planos de ações elaborados pela equipe que se formou e assim os projetos que saíram em cima do planejamento serão fáceis de ser trabalhado em um programa com respeito, foco e responsabilidade na linha de qualidade.

Com isso a gestão no serviço terá uma linha de organização para unir e harmonizar tanto as matérias disponíveis como também a parte social do planejamento que promoverá um plano de ação, a ética nesses casos será de suma necessidade já que rege as atividades dos indivíduos e faz com que possamos nos diferenciar de seres não pensantes.

Com base em Paim posso falar que com uma direção seria para guiar as tarefas um controle eficaz para que tudo que foi planejado seja concluído a ética caminhando junto à comunicação funcionando adequadamente a liderança tendo a ética teremos um projeto elogiado respeitoso e bem sucedido. onde poderá ser copiado para melhoria de todos e um beneficio positivo .

Um exemplo claro é o plano do governo com o seguinte programa de saúde da família onde o foco é trazer a família para uma UBS para fazer a prevenção da saúde e assim focado a necessidade de cada família olhando tanto as pessoas como o coletivo onde vivem.

O Programa de Saúde da Família é a estratégia pelo qual o Ministério de Saúde (MS) oferece uma atenção básica mais resolutiva e humanizada no país. Essa Atenção básica é um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde, Sendo assim porta de entrada do sistema de saúde e se articula com os outros níveis de atenção básica.

O Programa Saúde da Família é organizado mediante equipes compostas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde (ACS) que devem morar nas proximidades da UBS, onde são coordenados em uma unidade básica de saúde (UBS).

Cada equipe é responsável pelo acompanhamento de cerca de 1000 famílias num território definido dentro da área demarcada da Unidade Básica de Saúde a que pertence.

Cada UBS pode conter até oito Equipes de Saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com