TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Lei De Mendel

Artigos Científicos: Segunda Lei De Mendel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  2.524 Visualizações

Página 1 de 2

Segue abaixo um exemplo prático da Segunda lei de Mendel:

Do cruzamento de ervilhas com características puras, em homozigose dominante e recessiva respectivamente para a cor da semente (amarela e verde) e para a textura da semente (lisa e rugosa), temos a seguinte representação para a geração parental e seus gametas:

RRVV (semente lisa e amarela) x rrvv (semente rugosa e verde)

Gameta → RV Gameta → rv

Desse cruzamento são originados exemplares vegetais de ervilha 100% heterozigóticas RrVv, com característica essencialmente lisa e amarela (geração F1 – primeira geração filial).

A partir do cruzamento entre organismos da geração F1, são formados tipos diferentes de gametas e combinações diversas para constituição dos indivíduos que irão surgir após a fecundação (geração F2).

Tipos de gametas da geração F1 → RV, Rv, rV e rv

Prováveis combinações entre os gametas:

Proporção fenotípica obtida:

9/16 → ervilhas com característica lisa e amarela;

3/16 → ervilhas com característica lisa e verde;

3/16 → ervilhas com característica rugosa e amarela;

1/16 → ervilhas com característica rugosa e verde.

ATIVIDADES DE GENÉTICA – SEGUNDA LEI DE MENDEL

RESPONDAM AS ATIVIDADES EM FOLHA SEPARADA (INDIVIDUAL) E ENTREGUEM NO FINAL DA AULA.

1-) Em ervilhas, o gene V, que condiciona a cor amarela de semente, é dominante sobre o gene v que condiciona cor verde; o gene R que condiciona a forma lisa de semente é dominante sobre o r, que condiciona a forma rugosa de semente. Do cruzamento de uma planta de genótipo VvRr com outra de genótipo Vvrr, qual a probabilidade de surgir entre os descendentes indivíduos de genótipo vvrr?

2-) Em determinada raça animal, a cor preta é determinada pelo alelo dominante M e a marrom pelo alelo m, o alelo B condiciona padrão uniforme e o b, presença de manchas brancas. A partir do cruzamento Mmbb X mmBb, a probabilidade de nascer um filhote com manchas é:

3-) Sabendo que os seguintes alelos representam as seguintes características: A (olhos castanhos) a (olhos azuis) B (cabelo liso) e b (cabelo crespo), faça os cruzamentos das gerações parentais e demonstre os resultados:

a-) AABB X aabb

b-) AaBb X aabb

c-) aaBB X Aabb

4-) Nos cavalos, a cor negra é devida ao gene dominante B, e a cor castanha, ao seu alelo recessivo b. O caráter trotador é devido ao gene dominante T e o marchador, ao alelo recessivo t. Qual a descendência entre um cavalo negro (homozogótico) marchador, com uma égua de pelagem castanha trotadora que teve filhotes marchadores?

BOM TRABALHO A TODOS!!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com