TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separação do tronco encefálico

Tese: Separação do tronco encefálico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

Divisão do tronco encefálico.

Mesencéfalo:

É a menor parte do tronco encefálico. Interpõe-se entre a ponte e o diencéfalo. É atravessado por um estreito canal, o aqueduto cerebral, que une o III ao IV ventrículo. Na face anterior encontra uma depressão que separa o mesencéfalo da ponte chamada de sulco pontino superior. Na face posterior do mesencéfalo distingue-se uma lâmina quadrigêmea, os colículos. Os colículos superiores recebem informações visuais e os colículos inferiores fazem parte da via auditiva. O mesencéfalo é responsável por algumas funções como a visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo.

Ponte:

Situa-se entre o bulbo e o mesencéfalo. É uma grande massa ovóide. É cortada por longos feixes de fibras orientadas transversalmente, a fibra transversal da ponte. A ponte participa de algumas atividades do bulbo. Interfere no controle da respiração, é um centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e atua ainda, como passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro à medula.

Bulbo:

É também conhecido por bulbo raquídeo ou medula oblonga. Tem a forma de um cone e é a parte mais caudal do tronco encefálico. Sua parte inferior está ligada à medula espinhal e a parte superior à ponte. Seu limite superior se encontra no nível do sulco bulbo-pontino (margem inferior da ponte) e seu limite inferior se encontra no nível do forame magno. O Bulbo recebe informações de vários órgãos do corpo, controlando as funções autônomas, chamadas de vida vegetativa, como: batimentos cardíacos, respiração, pressão do sangue, reflexos de salivação, tosse, espirro e o ato de engolir.

Conectando o encéfalo

Esta imagem por ressonância magnética mostra como o tronco encefálico superior está no mesmo nivel dos olhos e como sua região inferior conecta-se à medula espinhal em um espaço através da base do crânio, o forame magno.

Funções do tronco encefálico.

O tronco encefálico está bastante envolvido em atividades de ordens inferiores e médias - por exemplo, o movimento quase "automático" de varredura dos olhos enquanto observamos alguma coisa passar - e não em atividades superiores como o pensamento abstrato. Ele também é o lugar dos mecanismos de controla autônomo ou subconsciênte, dos quais geralmente não temos consciência.

Formação reticular:

Localiza-se no tronco encefálico e tem a função de gerenciar diversas funções como o controle da frequência cardíaca e também respiratório. Também está envolvida na regulação de outras funções básicas como digestão, transpiração, micção e excitação sexual.

Frequência cardiaca:

O ritmo cardíaco é controlado pela ação de hormônios no Sistema Nervoso Autônomo (SNA), que, por sua vez, é controlado pela formação reticular. O ramo simpático do SNA acelera a frequência cardíaca, enquanto o ramo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com