TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serra Da Capivara

Ensaios: Serra Da Capivara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 5

A ARTE PRÉ-HISTÓRICA NA SERRA DA CAPIVARA – REGISTROS E INTERPRETAÇÃO

Cartão postal Parque Nacional Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi instituído em 05 de junho de 1979, onde se localiza a maior concentração de sítios arqueológicos da América, com 129.000 hectares, cuja finalidade é proteger a fauna, flora, belezas naturais e os monumentos arqueológicos e pode-se dizer que é o acervo mais importante de pinturas rupestres do continente.

Possui mais de 400 sítios arqueológicos, contendo mais de 30.000 pinturas rupestres e devido a essa grande beleza, o maior atrativo do Parque é esse museu a céu aberto.

Logo após descobrirem esses sítios, escavações revelaram indícios de ocupação humana de 50.000 anos atrás. Segundo Arruda, os registros e o grande número dessas pinturas indicam que essa região já havia sido habitada por várias gerações de povos indígenas, que expressavam seus talentos nessas pinturas e mostravam como era o cotidiano e a natureza do local.

Uma equipe internacional de pesquisadores aprofundaram as reivindicações para a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, pois a ideia era manter a área da caatinga e preservar os sítios arqueológicos lá existentes, que são um dos maiores e mais importantes conjuntos de sítios conhecidos no mundo de hoje.

Uma série de atividades foi desenvolvida com projetos comunitários em torno do Parque, ligados a vários ramos como apicultura, cerâmica artesanal e implantação de escolas na zona rural. Nessas escolas são oferecidos cursos de formação profissionalizante, que preparam as pessoas para o mercado de trabalho que está se desenvolvendo naquela área, o turismo eco cultural, pois a atividade que mais se desenvolve nessa região é o ecoturismo.

Por se tratar de um local árido, o Parque possui uma beleza rara, pois apresenta a vegetação típica da caatinga cenária deslumbrantes jamais vista em região de sertão. A Pedra Furada, por exemplo, se tornou o cartão postal do Parque, porque possui uma abertura de 15 metros num paredão com mais de 60 metros de altura.

O Parque Nacional da Serra da Capivara dispõe de muita infraestrutura, nas visitações às trilhas que levam até as famosas pinturas rupestres as pessoas sempre são acompanhadas de um guia.

O Clima

O clima que reina atualmente na região do Parque Nacional se caracteriza por uma temperatura média anual elevada (28° C). O mês mais frio é junho, com temperatura média de 25°C, máxima de 35°C e mínima de 12°C. No sopé da Serra da Capivara as noites são mais frias, com mínimas próximas a 10°C. O início da estação das chuvas em outubro e novembro é o período mais quente do ano. A temperatura média é de 31°C, com máximas de 48°C e mínima de 22°C.

A estação das chuvas estende-se, geralmente, de outubro até a metade de abril ou início de maio, mas a chuva pode chegar mais tarde ou terminar mais cedo. As chuvas são, em geral, de curta duração e extremamente localizadas.

A irregularidade interanual das precipitações oscila entre 250,5 mm em 1932, ano de seca catastrófica e, 1.269 mm em 1974. Este último valor, o mais elevado registrado em 70 anos, é, entretanto, muito inferior aos 1.462,4 mm de evapotranspiração potencial anual. A média das precipitações é de 689 mm com um desvio padrão de 200 mm

Geologia

A região do parque nacional da Serra da Capivara, entre 440 e 360 milhões de anos, foi coberta pelo mar Siluriano-Devoniano, limitado ao sul pelo escudo cristalino do Pré-Cambriano.

Por volta de 225-210 milhões de anos, durante o Triássico, um movimento tectônico de grande porte que iniciou a abertura do Atlântico sul, fez levantar o fundo do mar, criando a serra, formada por rochas sedimentares, arenitos e conglomerados. As chuvas esculpiram o relevo.

A paisagem atual da região do Parque Nacional da Serra da Capivara é formada por planaltos ou chapadas, morros, serras, serrotes e planícies. Estas várias formas de relevo que podem ser observadas, são o resultado de transformações que foram se produzindo, durante muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com