TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Na Serra Da Capivara

Dissertações: Arte Na Serra Da Capivara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Arte na Serra da Capivara.

Com toda a pesquisa sobre a serra da capivara podemos ver que estudos sobre o local indicam que existiram povos habitando o local a mais de 50 mil anos atrás, foram encontrados pinturas rupestres que mostram como era a vida em um passado distante: caçadas, orgias sexuais, animais desconhecidos e baleias. A serra da capivara é cheia de sítios arqueológicos, até hoje 460 sítios já foram cadastrados. Observando as pinturas da região podemos ver a evolução dos povos que ali habitavam, há uma grande mudança nas técnicas de pintura e das gravuras nas paredes e existem as variações dos temas representados, algumas figuras focam mais nas caças, outras em plantações, algumas em atos sexuais mostrando o desenvolvimento social do grupo humano existente ali.

Por haver inúmeros sítios e uma grande quantidade de pinturas e gravuras já foi possível fazer uma classificação preliminar, foram divididas em cinco tradições, três são de pinturas e duas de gravuras.

Tradição Nordeste - é a dominante, são pinturas bem definidas, representando o homem e os animais, juntos ou separados, mostram claramente que o homem sempre esta exercendo alguma atividade como dança, cerimonias, caçando, lutando, fazendo sexo, representa também cenas de partos.

Tradição Agreste - já é totalmente diferente, são pinturas de figuras apenas humanas, e sempre caçando, raramente se vê representações de animais, são figuras estáticas e rígidas, sem a preocupação de identificação, desenhos de má qualidade e canhestros, As figuras são limitas e de péssima feição.

Tradição Geométrica - caracterizada por pinturas de grafismos puros, mão e pés, figuras humanas e repteis simples e esquematizados.

Tradição Itacoatiaras de Leste (gravuras) – mostrando imagens esquematizadas de caça e agropecuária. Painéis que ornam as margens e leitos rochosos de rios e riachos do sertão, marcando cachoeiras ou pontos quais a agua persiste mesmo em época de seca.

Tradição Itacoatiaras de Oeste (gravuras) – Grafismos puros, associada a uma bela indústria lítica que utilizou quartzito e sílex. Painéis que ornam cachoeiras, lagos, fontes ou depósitos naturais de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com