TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Dos Objetos

Trabalho Universitário: Sistema Dos Objetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  1.573 Visualizações

Página 1 de 4

O sistema dos objetos

Jean Badrillard

Baudrillard pode ser considerado“a primeira sombra de dúvida ou negação em face da qualidade racional e afirmativa do desenho industrial”. Convém enfatizarmos de antemão que tal teórico e crítico social tornou-se mais conhecido por suas análises sobre os modos de mediação e comunicação tecnológica. Sua obra,embora voltada predominantemente ao modo pelo qual os progressos tecnológicos afetam a sociedade,abrange os mais diversos assuntos: consumismo, relações de gênero,mitologia, cultura, psicologia, etc.

Os objetos de design manifestam ao serem consumidos aquilo que escapa de essencial ao designer e que, nos objetos, adquire (simbolicamente) vida própria , esta obra apresenta um conjunto de pensamento sobre o caráter simbólico dos objetos como sendo um nível que transcende ao funcional. Em linhas gerais, parte-se do pressuposto de que os objetos de design estão ligados de forma direta ao homem e são portadores de significados que mediam as relações humanas. Hoje os objetos tornaram-se mais complexos que o comportamento do homem a eles relativo. A partir disso, Baudrillard sugere que os objetos passam continuamente do enfoque funcional para o simbólico dentro de um determinado sistema cultural.

Afirma ainda que os objetos possuem significados maneira inseparável da essência de um ser ou de um objeto e que o próprio adjetivo “funcional” não está ligado apenas à finalidade prática dos objetos, mas também à sua capacidade de fazer parte de um jogo de relações. Somos continuamente remetidos, por meio do discurso psicológico sobre o objeto, a um nível mais coerente, sem relação com o discurso individual ou coletivo, e que seria aquele de uma língua dos objetos.

Embora o termo “sistema” carregue consigo uma ideia de dimensão fechada, independente, de materialmente e de autonomia (com relação ao campo de estudo), neste caso “sistema” se refere às relações entre os objetos marcadas pela dinâmicado consumo, não se resumindo portanto aos objetos ou mesmo ao aspecto objetivo dos objetos. Em resumo, podemos listar alguns termos-chaves para compreendermos melhor.

O Sistema dos Objetos de Baudrillard: funcionalidade não é mais o que se adapta a um fim, mas aquilo que se adapta a uma ordem ou sistema; Qualidade do que pertence à história do objeto antigo é apresença negada e inconsciente da história por trás da exaltação dos signos; automatismo é apenas a verdade imaginária do objeto, um delírio no qual o objeto é tomado inteiramente pelo imaginário; consumo é um desvio totalmente idealista que coloca uma imagem entre nós e os objetos.

Em O Sistema dos Objetos, de 1968 (inacreditável), Jean Baudrillard fala da sociedade do consumo. Uma sociedade que não consome somente o objeto por ele mesmo, mas o objeto e o outro objeto para completar o anterior e o outro. Baudrillard afirma que consumimos a embalagem derivada de uma publicidade ideológica e conotativa. Ideológica porque não se assume como tal e conotativa porque sempre „supõe‟.

É a lógica da sedução e da persuasão. Um exemplo: a Gisele Bundchen. A imagem que se vende é da maior Top Model de todos os tempos, do rosto que vende, do casamento perfeito com o astro de futebol americano, a família com o filho lindo e a modelo preocupada com o meio ambiente. Quando, na verdade, para muitos, longe do glamour, seria apenas mais uma mulher alta e magra com um cabelo lindo

O discurso ideológico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com